Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Saúde mental e valorização da vida
Incio do contedo da pgina

Saúde mental e valorização da vida

Criado: Quarta, 02 de Setembro de 2020, 15h01

Olá! Está buscando acolhimento e informações sobre saúde mental? Aqui você encontrará informações diversas, bem como telefones e links úteis para você! Sabemos que neste contexto de pandemia, quarentena, distanciamento social e incertezas, isso pode fazer toda a diferença! Aproveitamos, então, o movimento mundial do Setembro Amarelo sobre a conscientização da população e prevenção ao suicídio para inaugurarmos esta página e a campanha do Setembro Amarelo do IFSP-BRA 2020.

Gostaríamos também de convidar você para participar da atividade “Promoção da Saúde Mental no Contexto Escolar”, que será realizada no dia 25/09/2020, às 16h00 pela plataforma RNP no seguinte link: https://conferenciaweb.rnp.br/events/bate-papo-com-o-sociopedagogico. Receberemos, para coordenar a atividade, as convidadas, Aline Conceição Silva, Daniele Maria Nogueira e Débora Tatiane Góes Silva, integrantes do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Posvenção do suicídio (LEPS)/Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS) da EERP-USP.

Vamos lá!

 

Você sabe o que é saúde mental?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde mental como uma parte da saúde geral, um estado de bem-estar mental no qual o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para a sua comunidade. A saúde mental então não se resume à presença ou à ausência de um transtorno mental, tampouco está ligada somente aos aspectos biológicos do corpo. A saúde mental está ligada a diversos aspectos da vida de uma pessoa como sua vida social, econômica e cultural.

 

E o que é um transtorno mental?

É uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos fora do esperado para uma pessoa, em uma determinada sociedade e faixa etária. Para alguém ser diagnosticado com um transtorno mental, é necessária uma avaliação criteriosa com profissionais de saúde que vão identificar os sintomas, isto é, o que está emergindo naquele momento, a duração dos sintomas e a gravidade destes. Dessa maneira, não importa apenas os sintomas em si, mas a duração e a carga de sofrimento e prejuízo, ou seja, o quanto compromete aspectos da vida como rendimento escolar, relações interpessoais, apetite, sono, etc.

É importante mencionar que não há uma causa, e sim vários fatores que desencadeiam um transtorno. Quando falamos em ser humano, nunca há uma causa só, sempre há uma complexidade e interações envolvidas. São exemplos de transtornos: transtorno de ansiedade, depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outros. Vale lembrar que transtornos mentais não são fraquezas, frescuras, desvios de caráter e nem preguiça!

 

Então o que determina a saúde mental de uma pessoa e o risco de ela desenvolver um transtorno mental?

Diversos fatores determinam o nível de saúde mental dos indivíduos, alguns elevam e outros diminuem, o que denominamos fatores de proteção e risco. Os fatores de risco, além dos fatores biológicos como os genéticos, temos os fatores ligados ao temperamento/ personalidade única de cada indivíduo e os ambientais macro e micro como: rápidas mudanças sociais, estresse e condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, problemas físicos de saúde, violência e violação de direitos humanos. 

Então, por outro lado, ter uma rede de apoio socioafetivo, boas condições de trabalho, preservação dos direitos, estilo de vida saudável favorecem a saúde mental, isso inclui fatores vinculados tanto ao indivíduo, a comunidade e a políticas públicas de qualidade.

 

Como cuidar da saúde mental?

Você pode cuidar da sua saúde mental praticando alguns comportamentos de autocuidado como: fazer atividades que são prazerosas para você, ter um sono de qualidade, alimentação saudável, praticar exercícios físicos e também realizar algumas atividades de relaxamento e meditação, que auxiliam a focalizar nossa atenção no momento presente. A promoção da saúde mental pode ser realizada também em âmbitos maiores, como na escola, na comunidade e com a inserção de políticas públicas, como prevenção à violência e uso de álcool e outras drogas. A escola, particularmente, é um local importante para se promover a saúde mental porque as relações que acontecem ali são importantes na vida das pessoas. É na escola que ocorre também a socialização de crianças e adolescentes, pessoas em desenvolvimento, e parte de sua educação enquanto ser humano integral.

 

E a pandemia?

Diante do cenário atual, convivendo com o distanciamento social, quarentena, doenças, mortes e incertezas é esperado que as pessoas se sintam estressadas, confusas, preocupadas, angustiadas e amedrontadas, mais do que sentiriam fora dessa situação. A Fiocruz Brasília traz algumas orientações sobre o que é importante nesse momento:

- Estabelecer uma nova rotina diária e reenquadrar os planos de vida, de forma a adaptá-los às condições da pandemia;

- Realizar exercícios físicos e mantenha uma alimentação saudável;

- Investir em ações que possam te auxiliar na redução no nível de estresse agudo como exercícios de respiração, meditação, leitura, entre outros.

- Buscar conteúdos e práticas (intelectual, terapêutica, espiritual, religiosa) que reestabeleçam a confiança em si mesmo para o enfrentamento saudável das demandas nesse período;

- Prestar atenção nos próprios sentimentos, pensamentos e necessidades e observar mudanças de comportamento de alguém próximo;

- Reconhecer e acolher as próprias emoções como medo e tristeza, e procurar pessoas de confiança para conversar;

- Retomar estratégias de cuidado que você já tenha utilizado em outros momentos de crise, bem como ações e atitudes que trouxeram a você maior estabilidade emocional;

- Manter a rede socioafetiva, estabelecendo contatos com familiares, amigos e colegas, mesmo que de maneira virtual;

- Evitar o uso de tabaco, álcool e outras drogas para lidar com situações difíceis, pois, médio e longo prazo, podem comprometer a saúde e desencadear consequências negativas;

- Compreender que o estigma e o receio do contágio são consequência do medo e do estresse causado pela pandemia;

- Buscar fontes confiáveis de informações e reduzir o tempo em que assiste ou tem contato com notícias acerca da pandemia;

- Estimular a solidariedade e compartilhar informações e ações que incentivem o cuidado com os demais;

- Buscar ajuda de um profissional de saúde quando essas estratégias não estiverem sendo suficientes para lidar com as emoções;

 

Setembro Amarelo e prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). O assunto já foi um tabu muito maior, mas ainda enfrenta dificuldades na prevenção, oferta e busca por ajuda, preconceitos e falta de informação.

Diante dos números alarmantes de suicídio em todo mundo, mais do que nunca é importante falarmos no assunto de maneira responsável e cuidadosa, e saber reconhecer quando você ou alguém próximo está precisando de ajuda. É importante ainda exercitarmos nossa empatia e escuta quando percebemos o sofrimento no outro. Pensamentos e sentimentos sobre morrer ou tirar a própria vida não são tão incomuns como imaginamos. É muito difícil lidar com isso, mas é possível passar por momentos como esse e superar esse sofrimento.

Seguem aqui algumas informações em Bragança Paulista, telefones, links e materiais que podem te ajudar nesse momento.

Se precisar de atendimento em saúde mental, busque os locais abaixo, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h00, com RG, cartão do SUS e comprovante de endereço:

  • UBS mais próxima da sua residência, para todas as idades.
  • Espaço do Adolescente, para adolescentes.
    Praça Catarina Pignatari Helena, 1 – Jardim São Lourenço, Bragança Paulista/SP
    Telefone: (11) 40225510. Atendimento das 8 às 17h00.
  • CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), para adultos com casos graves.
    Rua Santi Joanni Batista, 100 - Hípica Jaguari, Bragança Paulista/SP
    Telefone (11) 4035-5040. Atendimento das 8 às 17h00.
  • CAPS AD, para adultos, com casos relacionados a álcool e outras drogas
    Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 520 – Matadouro, Bragança Paulista/SP
    Telefone: (11) 4603-1516. Atendimento das 8 às17h00.

E se você precisar de ajuda urgente?

  • Caso haja urgência, ligue para o SAMU (192) ou se dirija à UPA Vila Davi situada à Av. Sebastião Cícero Franco, Bragança Paulista/SP. Telefone: (11) 4882-9900.
  • Centro de Valorização da Vida (CVV): realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone no número 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Mais informações em: www.cvv.org.br.

 

Importante: sabemos que, em períodos como esse da pandemia, os casos de violência, principalmente contra crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência aumentam consideravelmente. E a violência é um fator de risco muito importante no desencadeamento de transtornos mentais. Colabore ligando para estes números, você não precisa se identificar:

  • Disque 100 – denúncia de violação de direitos humanos
  • Disque 180 – Central de Atendimento a Mulher
  • Conselho Tutelar de Bragança Paulista - 11 4033-7568

 

Links úteis

 

Materiais

Para o público geral

A quarentena na COVID-19 - Orientações e estratégias de cuidado

Saúde Mental e Atençao Psicossocial na Pandemia COVI-19 - Recomendações gerais

Prevenção do suicídio: sinais para saber e agir

Suicídio. Saber, agir, prevenir

Como ajudar alguém com risco de suicídio

Lidando com o luto por suicídio

CVV Oficial no youtube

Folha Informativa OPAS saúde mental

Folha Informativa OPAS transtornos mentais

 

Para você estudante

Cartilha Falando abertamente sobre suicídio

Série CVV/Unicef - Assédio Sexual

Adolescentes - Prevenção do suicídio na Internet

 

Para pais e educadores

Guia para pais e educadores

Prevenção do suicídio na Internet

 

desenhoSetAmarelo

 

registrado em:
Fim do contedo da pgina