Página inicial > Últimas Notícias > Mais uma experiência de sucesso na utilização de metodologias ativas de ensino

Mais uma experiência de sucesso na utilização de metodologias ativas de ensino

Criado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 11h45

Ao longo do primeiro semestre de 2020, os alunos ingressantes do curso de Engenharia em Controle e Automação do Câmpus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo (IFSP-BRA) puderam vivenciar o contato direto com a realidade da indústria, por meio da utilização de metodologias ativas de ensino, mais especificamente de estratégias de aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL).

conexao PBL 1sem2020

No componente curricular  “Projetos de controle e automação” são apresentadas situações problemas aos alunos, para serem abordados sob orientação do professor. Desta vez a empresa parceira escolhida foi a EXSTO Tecnologia, situada em Santa Rita do Sapucaí, com a qual o câmpus tem acordo de cooperação viabilizado por meio do grupo de trabalho Conexão Indústria. A empresa selecionou e apresentou algumas situações problemas que foram trabalhadas pelos alunos para buscar e propor soluções. Ao final do semestre letivo, os resultados dos trabalhos foram apresentados pelos alunos de forma síncrona virtual, e avaliados por uma banca que além de professores do câmpus, foi composta também pelo sr.Vagner Magalhães de Morais, coordenador de produção industrial da empresa e pela sra. Bruna Timóteo, coordenadora comercial.

Os representantes da empresa demonstraram ter ficado bastante surpresos com os resultados apresentados, considerando todas as dificuldades e restrições impostas repentinamente pela pandemia de Covid-19. Ao parabenizar os alunos pelos trabalhos e resultados alcançados, a sra. Bruna relata: “foi gratificante para a empresa ter participado desta atividade planejada e concretizada pelo IFSP de Bragança Paulista. Propor situações do cotidiano empresarial para nossos futuros profissionais logo no início do curso é demonstrar um pouco do que ele irá encontrar no mercado de trabalho e prepará-lo para os desafios que serão propostos.  Através dessa prática, eles passam a ter uma visão para detectar e solucionar problemas com eficiência e agilidade e são esses profissionais que fazem a diferença."

Os membros do grupo de trabalho Conexão Indústria observam que, para muitos alunos, esta atividade representou a primeira experiência de atuação junto a uma empresa da área e, assim, a primeira oportunidade para o exercício das diversas competências necessárias a um engenheiro no mercado de trabalho tais como, facilidade de trabalho em grupo e atendimento de prazos entre outros.

Para o professor da disciplina Adilson Cândido, que também é coordenador do curso, a experiência foi bastante positiva: "inicialmente, havíamos planejado que o desenvolvimento do projeto iria ser executado ao longo de todo o semestre letivo, compreendendo interações mais efetivas com a empresa parceira como, dentre outras, visitas técnicas e reuniões de acompanhamento. No entanto, a partir da necessidade de isolamento social imposta pela Covid-19 e as restrições de disponibilidade de dias letivos, adaptamos com sucesso as ações previstas neste projeto. Os resultados superaram as expectativas iniciais, o que reafirma a viabilidade da utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem de modo estratégico e introdutório ao curso de Engenharia de Controle e Automação, e em consonância com o dia-a-dia profissional e com as reais necessidades do setor produtivo".

Mesmo com as dificuldades encontradas, os alunos de modo geral também aprovaram a experiência, destacando que o encaminhamento do projeto permitiu ter uma ideia de como seria o ambiente profissional, também, transmitiu uma visão mais ampla sobre o curso.

com informações e imagens enviadas pelo prof. Edilson Rosa Barbosa de Jesus