Página inicial > Últimas Notícias > Quatro equipes ligadas ao IFSP-BRA são semifinalistas no Technovation Girls Brasil

Criado: Quarta, 09 de Junho de 2021, 18h21

FilhasDeAtenaAs equipes Filhas de Atena e TG Games, de alunas do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Bragança Paulista, foram classificadas para a semifinal do Technovation Girls Brasil 2021, competição anual que desafia jovens garotas ao redor do mundo a aprender e aplicar habilidades necessárias para resolver problemas diversos por meio da tecnologia.

As equipes Filhas de Atena e TG Games classificaram-se, entre as 11 equipes brasileiras semifinalistas na categoria Sênior, com os aplicativos Atenas e Blood Adventure, respectivamente.

A equipe Filhas de Atena é formada pelas estudantes Beatriz Sousa e Silva Alexandre, Tainá Rejane Gonçalves Silva e Thaiane de Oliveira Vitoriano, do 2º e 3º anos do curso Técnico Integrado em Informática, trabalharam com as professoras Cíntia Macedo de Lima e Elisandra Aparecida Alves da Silva e mentores de uma empresa apoiadora do evento.

Atenas é um aplicativo totalmente anônimo criado com o auxílio da geolocalização e criptografia, para proteger emergencialmente e psicologicamente vítimas de assédio (virtual, moral, psicológico, patrimonial, físico ou sexual), dentro ou fora de relacionamentos abusivos. A intenção é alertá-las do possível perigo através de testes de autoconhecimento, fornecer apoio e empoderamento com histórias de mulheres que enfrentaram muitos obstáculos, possibilitar envio de SMS'S de emergência para algum contato de sua escolha (através do app), um mapa contendo a localização e descrição dos assédios que ocorreram no local em que a usuária está e, também, um chat anônimo com relatos e comentários. Link do Pitch vídeo: https://youtu.be/go85O5tOWW8

Para a equipe Filhas de Atena “com o Technovation, tivemos a experiência de poder trabalhar com uma equipe incrível de mentores, que nos ajudaram a programar um aplicativo desde o início, a desenvolver um plano de negócios, a trabalhar conforme as necessidades do público e enxergar a melhor maneira de vender nosso produto. Como semifinalistas, nós nos sentimos ouvidas, acolhidas e, principalmente, apoiadas e incentivadas, pois somos capazes de seguir o que quisermos. Iremos levar esse aprendizado para nossas vidas pessoais e, até mesmo, projetos e trabalhos.”

TG GamesA equipe TG Games é formada pelas estudantes Évelin Ferreira da Silva, Giovana Lopes de Oliveira e Martyna Ferreira Borges, alunas do 2° ano do curso Técnico Integrado em Eletroeletrônica, e as alunas Beatriz de Moraes Lima e Izabelle Nathaly Santos, do 2° ano do curso Técnico Integrado em Informática, que trabalharam juntamente com a professora Talita de Paula Cypriano de Souza.

Devido aos baixos percentuais de coleta de bolsas de sangue pelos hemocentros, são utilizados meios para sensibilizar os doadores e contribuir com as atividades dos hemocentros. O aplicativo Blood Adventure aborda esse tema em formato criativo, motivador e de impacto social, através de um jogo educativo, desenvolvido não somente para entreter, mas para informar e conscientizar os jogadores sobre a importância da doação de sangue. O jogo faz uso de mecanismos que visam despertar o conhecimento dos usuários, tratando questões básicas sobre o funcionamento do processo, desconstruindo mitos e crenças que atravancam o processo de doação. Link do Pitch vídeo: https://youtu.be/vLMyNg2Fg9k

Segundo a equipe TG Games “participar da Technovation está sendo uma grande oportunidade e experiência que nos trouxe uma visão diferente sobre o que de fato é uma competição. Jamais imaginávamos essa colocação e, através disso, percebemos o alcance que nosso projeto pode ter. Seu desenvolvimento foi enorme e constante partilha. Partilhamos dúvidas, incertezas, conquistas e infindos aprendizados. Agradecemos a nossa mentora Talita Cypriano por ter participado conosco sem receios, permitindo que este se concretizasse e, por nos transmitir diversos conhecimentos de extrema importância com suas incríveis e inovadoras ideias.”

Professoras do IFSP-BRA também orientaram semifinalistas do Ensino Fundamental

smartGirlsAlém de estimular a participação de estudantes do câmpus na competição, as professoras Elisandra Aparecida Alves da Silva e Talita de Paula Cypriano de Souza também estenderam a iniciativa para estudantes do ensino Fundamental, por meio de uma parceria entre a prefeitura de Atibaia e o IFSP, Câmpus Bragança Paulista, a partir do projeto de extensão IF(meninas){nas exatas}.Uma das equipes a Smart Girls MH, composta pelas estudantes da Escola Municipal Profª Maria Helena Faria Ferraz,  Ana Flávia Fernandez Rosa, Lara Souza Destro dos Santos, Mariana Hernandes e Silva, Mayara Badari de Almeida e Suzana Rocha Silva, teve como mentoras a professora Vânia Emiko Ito de Carvalho, da rede municipal de Atibaia, e também as professoras Dra. Elisandra Aparecida Alves da Silva e Me. Talita de Paula Cypriano de Souza, do IFSP - Câmpus Bragança Paulista.

goMariaA outra equipe classificada é a Go Maria! formada pela estudante Maria Paula Barros Navarro, que iniciou sua participação no Technovation em 2020 enquanto estudava na Escola Municipal Profª Maria Helena Faria Ferraz, e teve como mentoras as professoras do IFSP citadas anteriormente.

A equipe Smart Girls MH criou um aplicativo TalkToMe para ajudar crianças que sofrem de depressão e ansiedade por meio de um canal em que podem expressar seus sentimentos com o acompanhamento dos responsáveis. Já a Go Maria! criou o aplicativo WorldInWords para pessoas cegas ou com baixa visão para que possam conhecer lugares por meio de audiodescrições feitas por voluntários videntes.

As equipes aguardam para o próximo passo, que no dia 16 serão anunciados os finalistas globais da competição.

Com informações e imagens enviadas pela professora Elisandra Aparecida Alves da Silva.