Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFSP são medalhistas da OBA e MOBFOG

Estudantes do IFSP são medalhistas da OBA e MOBFOG

Criado: Segunda, 09 de Agosto de 2021, 18h01

Dezenas de estudantes do IFSP conquistaram medalhas na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), eventos realizados anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

medalhistaOBA AnaMariaDe Bragança Paulista, a aluna Ana Maria Yukie Sasajima, do 2° ano do curso Técnico Integrado em Mecânica, foi medalhista de prata na OBA e de bronze na Mobfog. No ano passado, Ana havia conquistado a medalha de bronze na OBA. O responsável pelo acompanhamento dos alunos no câmpus foi o professor Maurício Costa Carreira.

Em 2021, a OBA foi realizada de forma virtual, entre os dias 27 e 28 de maio. A lista de medalhistas foi divulgada no último fim de semana, e os alunos com melhor desempenho poderão participar das seletivas que escolherão aqueles que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais no ano de 2022.

A Mobfog contou com duas modalidades de lançamento de foguetes: a real e a virtual. Nos lançamentos reais, os alunos tinham que lançar seus foguetes, construídos com garrafas PET a fim de obter o maior alcance horizontal possível. Já na modalidade virtual, as equipes projetaram seus foguetes através do software OpenRocket com o objetivo de obter o maior apogeu possível.

O IFSP teve alunos medalhistas noscâmpus Avaré, Birigui, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Catanduva, Cubatão, Hortolândia, Ilha Solteira, Piracicaba, São João da Boa Vista, São Miguel Paulista, Sorocaba e Suzano. Conheça os estudantes e os professores responsáveis pelas equipes de cada unidade do Instituto.

Sobre a OBA e a Mobfog

A OBA e a Mobfog visam fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, diretores, pais e escolas.

Saiba mais em: http://www.oba.org.br/site/

publicado originalmente em https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/2389-estudantes-do-ifsp-sao-medalhistas-da-oba-e-mobfog