Página inicial > Últimas Notícias > Saiba mais sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2021

Saiba mais sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2021

Criado: Quinta, 26 de Agosto de 2021, 17h16

Por que o Enade é importante?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma ferramenta de avaliação da qualidade de ensino de um curso de graduação, por meio dos resultados de seus alunos.

Junto a outros indicadores de Qualidade da Educação Superior, o Enade gera dados e ajuda na definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação.

O Enade é obrigatório?

Sim! A prova é obrigatória para os inscritos como Concluintes, e é necessário participar do Enade para obtenção do diploma.

Já os Ingressantes são dispensados da realização da prova, segundo a Portaria Normativa INEP/MEC nº 494/2021.

Para saber se você está inscrito ou conhecer os critérios de habilitação para Concluintes ou Ingressantes, consulte a convocação publicada ou a Coordenação do seu curso.

Fui convocado, o que devo fazer?

- até 29/08: criar o acesso na plataforma gov.br a partir do seu CPF, inserir foto atual e cadastrar os dados pessoais (como na Receita Federal). Acessar o sistema enade.inep.gov.br/enade* e conferir seu cadastro como concluinte. Se for o caso, de 30/08 a 03/09 você pode solicitar atendimento especializado ou uso de nome social.

-  até 13/11: responder o questionário do estudante.

- em 14/11: realizar a prova presencial.

*Alguns alunos relataram problemas ao usar o Chrome, nesse caso sugerimos trocar o navegador. Não deixe para o último dia!

Mas como é o exame em si?

O questionário do estudante é respondido online e coleta dados socioeconômicos.

A prova é realizada de forma presencial e tem duração de 4h. Será realizada em 14/11/2021, a partir das 13h30. Os portões fecham às 13h e o local será informado pelo Sistema Enade.
É composta de questões de múltipla escolha e discursivas e é dividida em 3 blocos: formação geral, componente específico, questionário de percepção sobre a prova.

E se eu não participar do Enade?

O estudante concluinte que for convocado e não responder o questionário do estudante ou deixar de comparecer na prova* estará em situação irregular junto ao INEP/MEC e não poderá colar grau ou solicitar o diploma até regularizar sua situação, ou seja, realizar outra aplicação do exame (em outro ano).

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação do seu curso.

*Em casos específicos, há possibilidade de solicitar a dispensa da prova, comprovando as situações previstas no edital.