Página inicial > Últimas Notícias > IFSP sediará o VI Enneabi

IFSP sediará o VI Enneabi

Criado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 14h28

O IFSP sediará, entre os dias 25 e 27 de outubro, a sexta edição do Encontro Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (Enneabi).

O Encontro será transmitido pelo canal do IFSP no YouTube. Os links das transmissões estão disponíveis no final do texto, nos dias da programação.

O evento, que tem como tema “expressões de resistência nas lutas decoloniais”, busca reunir pesquisadores, educadores, estudantes e demais interessados na temática da educação para as relações étnico-raciais, alocados nos IFs e nas demais IES – Instituições de Ensino Superior do Brasil, em parceria com os participantes de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e grupos correlatos, para a troca de experiências, debates e vivências de momentos formativos e de popularização das ciências relacionadas à implementação das Leis n.10.639/03 e n. 11.645/08, oferecendo subsídios didáticos, teóricos e práticos que contribuam para a sua efetivação.

Os participantes inscritos no Enneabi receberão certificado. As inscrições irão até o dia 25 de outubro. Inscreva-se e confira a programação completa no site do evento.

O professor Adelino Oliveira do Câmpus Piracicaba foi um dos principais responsáveis por viabilizar que o IFSP sedie o VI Enneabi. Segundo ele, o evento é o mais importante encontro nacional dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas dos Institutos Federais. “É um encontro cheio de potência, com contundentes debates teóricos e muita troca de saberes e vivências culturais. O Enneabi é um lugar privilegiado de interlocução entre toda comunidade acadêmica, em uma fecunda e complexa dinâmica, na qual as pautas étnico-raciais e indígenas tomam a centralidade das relações", afirmou.

Cristiane Santana, professora do Câmpus Guarulhos, faz parte da coordenação do evento e conta que a importância da sua realização pode ser duplamente identificada. “Por um lado, permite estabelecer um diálogo entre diferentes instituições da Rede Federal, configurando-se como espaço de fortalecimento de grupos como o NEABI, por outro, sobretudo pela mobilização de diferentes intelectuais para as palestras e atividades culturais, será um potente espaço formativo para toda comunidade do IFSP, no que se refere à educação das relações étnico-raciais", contou.

O professor Huyrá Estevão do Câmpus Hortolândia conta que os membros do Neabi-IFSP estão honrados em estar à frente da organização do evento. “Primeiramente pelos desafios de mobilizar uma ação remota no presente cenário. E principalmente pela possibilidade de dialogar e trocar com diversos núcleos de toda a Rede Federal. Construir espaços coletivos de escuta e troca é certamente a principal forma de fortalecer as perspectivas de uma prática antirracista na instituição", pontuou.

A bibliotecária Tatiane Salles do Câmpus São Paulo Pirituba lembrou que o evento é uma oportunidade para que os grupos e núcleos pensem e dialoguem sobre os mecanismos para a implantação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 no âmbito institucional, envolvendo a comunidade acadêmica como um todo na discussão. “Por isso a participação deste público torna-se imprescindível para a construção de novos conhecimentos e paradigmas acerca de cultura afro-brasileira e indígena na educação", finalizou.

Confira a programação do evento