Página inicial > Últimas Notícias > Estudante: veja como apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para atividades presenciais

Criado: Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 12h18

O IFSP-BRA orienta sobre o acesso ao câmpus na retomada das atividades acadêmicas presenciais no Câmpus Bragança Paulista a partir do dia 21 de fevereiro, deliberada considerando os condicionantes que constam na Portaria n.º 620/2022,como a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19, e respeitado o Protocolo de Biossegurança para atividades presenciais do IFSP.

Carteira de Identificação Estudantil e acesso ao câmpus

O acesso no câmpus é feito por meio da Carteira de Identificação Estudantil, que deve ser retirada na Coordenadoria de Registros Acadêmicos até o dia 25 de fevereiro. Até esta data, enquanto não estiver de posse da carteirinha, o estudante deve apresentar um documento de identificação com foto e o acesso será liberado após consulta à relação de matriculados.

Comprovante de Vacinação

É necessária a comprovação do esquema vacinal (Portaria Normativa n.º 37/2022). Para acesso ao câmpus, todos deverão comprovar o esquema vacinal completo (vacina de duas doses ou dose única) contra a Covid-19.

O comprovante deve ser apresentado na entrada do câmpus e também deve ser enviado por meio de requerimento no Suap. (se preferir, pode seguir o tutorial em vídeo)

1. acesse o Suap utilizando seu prontuário e senha;
  2. no menu lateral esquerdo clique em Ensino e depois em Dados do Aluno (ou diretamente em seu nome, sob a logomarca do sistema);
  3. vá até a aba Requerimentos e clique nela;
  4. utilize o botão Adicionar Requerimento e depois clique em Assuntos Diversos;
  5. na nova janela, escolha ou preencha:
    • Tipo de requerimento: Entrega de Comprovação da Vacina da COVID-19
    • Curso: (preenchido automaticamente)
    • Descrição/Justificativa: Comprovante de vacinação
  1. Clique no botão Salvar.
  2. Na tela do Requerimento, faça o upload da cópia do comprovante de vacina contra COVID-19, clicando no botão Enviar Arquivo
  3. Então, basta selecionar o documento a ser enviado  e clicar em Salvar. É necessário que seu documento esteja no formato PDF. A vacinação poderá ser comprovada com os seguintes documentos oficiais: certificado digital de vacinação disponibilizado pelo Estado de São Paulo nas plataformas Vacina Já ou Poupatempo Digital; carteira de vacinação digital (ou impressa), disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde — Conecte SUS; comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacina.
  4. Se seu comprovante mostrar todas as doses, você só precisa fazer o envio de um único arquivo, ignorando o texto "Pendente (Aguardando Envio)". No entanto, se você for apresentar o comprovante de cada dose, é necessário fazer os dois envios.
  5. Pronto,após subir os arquivos seu comprovante foi enviado e, após o processamento, a informação constará para liberação de seu acesso ao câmpus por meio da carteirinha.

Excepcionalmente, será aceita a entrada de pessoas que tenham iniciado o esquema vacinal e estejam aguardando o período para a segunda dose.

Para ingressar no IFSP, pessoas não vacinadas deverão apresentar teste RT-PCR ou teste antígeno negativo para Covid-19 realizado nas últimas 72h (a partir da coleta do exame) e entregar o termo de apresentação de testes (anexo II da Portaria Normativa n.º 37/2022).

O estudante que comprovadamente tiver contraindicação médica ou técnica para vacinação fará jus ao regime de exercícios domiciliares.

Aos discentes que não apresentarem o comprovante de vacinação ou a contraindicação da vacina ou, ainda, teste negativo para Covid-19, não será permitido o registro de frequência e nota de qualquer atividade presencial de ensino, pesquisa e extensão.

ATENÇÃO: de acordo com a Portaria Normativa n.º 37/2022, a apresentação da comprovação vacinal pode ser solicitada a qualquer momento, por isso é necessário ter o comprovante sempre à mão (impresso ou de forma digital).

Aferição de temperatura e uso de máscara

Será realizada a aferição de temperatura na entrada ao câmpus e em outras situações, quando necessário. O Ofício Circular N.º 8/2022 - DRG/BRA/IFSP traz os procedimentos que devem ser seguidos em caso de febre ou suspeita de COVID-19.

Não é permitido o acesso de pessoas sem máscara e o uso de máscara é obrigatório em todas as dependências do câmpus.