Página inicial > Últimas Notícias > IFSP inicia processo de construção da sua nova Política de Comunicação

IFSP inicia processo de construção da sua nova Política de Comunicação

Criado: Quinta, 17 de Fevereiro de 2022, 15h48

O IFSP iniciou oficialmente, nesta terça-feira (15), o processo de revisão, aprimoramento e atualização da sua Política de Comunicação. O documento atual consta no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023, páginas de 320 a 348).

A construção da Política de Comunicação do IFSP contará com a consultoria do professor Wilson da Costa Bueno. Uma das maiores referências do país nessa área, Bueno já orientou a criação das políticas de Comunicação de diversas instituições, incluindo institutos federais como o IF Goiano, o IFSC, o IFRS e o Ifes.

Por meio da Portaria nº. 3688/IFSP,  foram designados os servidores que serão responsáveis pelo processo. Entre eles há profissionais da comunicação e de outros setores, dos câmpus e da reitoria. Vale ressaltar que a construção coletiva de uma nova política de comunicação é um anseio da comunidade do IFSP e que a maior parte dos servidores que compõem essa comissão vinham se reunindo desde março de 2021 para discutir a necessidade de um documento que contasse com maior engajamento e participação de todos.

A segunda reunião contou com a presença do reitor Silmário Santos e de gestores do Instituto. O professor Wilson, juntamente com o diretor de Comunicação do IFSP, Fábio Cabral, apresentou os conceitos e passos que integrarão o processo de construção da nova Política de Comunicação do IFSP.

De acordo com Cabral, no que se refere à Política de Comunicação, vale ressaltar que o IFSP não está iniciando do zero. “Estamos partindo de um documento já existente, fruto dos esforços de todos do setor de comunicação, mas que agora terá maior abrangência, em ramificações diversas e que não foram contempladas ainda ao longo desses últimos anos e que podem ser lidas no PDI”. Ainda segundo o diretor de Comunicação, outro ponto que vale destacar é o processo democrático de construção dessa política, pois participaram membros de todos os câmpus, e todos os gestores e gestoras puderam estar presentes nesse momento inicial.

Sobre a Política de Comunicação

De acordo com Bueno, a Política de Comunicação é o conjunto de diretrizes, estratégias e produtos de comunicação que têm como objetivo orientar e promover, de maneira uniforme, profissional e sistemática, o relacionamento do Instituto com os seus diversos públicos de interesse ou estratégicos.

Entre os objetivos da Política de Comunicação estão o de definir posturas, ações, estratégias e produtos que vão balizar, de maneira uniforme, o relacionamento do IFSP com seus públicos interno e externo, contribuindo para favorecer a obtenção da excelência e garantir a agilidade dos processos de comunicação do Instituto. Outra finalidade prevista para o documento é a de criar ou redefinir canais de interação entre o Instituto e os públicos estratégicos, além de permitir, a partir de diagnósticos, construção de cenários, pesquisas e auditorias, que o Instituto disponha de dados e informações qualificadas para planejar efetivamente a comunicação.

A dinâmica de construção da Política de Comunicação prevê a realização de reuniões temáticas, previamente agendadas, com a presença do professor Wilson, da comissão responsável e de representantes dos setores diretamente envolvidos com os temas. De cada reunião, surgirão diretrizes, ações e estratégias de comunicação consolidadas em um texto básico que, após aprovado pela comissão, será submetido à consulta pública.

O conjunto de todos os textos, resultantes das reuniões temáticas, constituirá o documento da Política de Comunicação. Será elaborado também um plano para a implementação da Política de Comunicação.

Também será criado um espaço no site do IFSP para a divulgação dos resultados obtidos nas diversas etapas de elaboração da Política, garantindo a transparência ao longo de todo o processo e estimulando a participação de todos.

As próximas reuniões temáticas estão previstas para o dia 8 de março; nelas serão debatidos os seguintes temas: definição dos públicos estratégicos do IFSP e a comunicação com esses públicos.