Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aberta seleção de estudantes para Mobilidade Internacional
Início do conteúdo da página

Aberta seleção de estudantes para Mobilidade Internacional

Criado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 17h05

O Instituto Federal de São Paulo por meio da Diretoria de Assuntos Internacionais (Arinter) divulga o edital de mobilidade discente para as instituições parceiras em Portugal. Estudantes de licenciatura e graduação podem se inscrever na seleção até o dia 13 de maio.

Neste edital estão previstas vagas para o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Instituto Politécnico de Guarda (IPG), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), totalizando 52 vagas. Os estudantes selecionados estarão isentos do pagamento das taxas acadêmicas nas instituições parceiras, durante o segundo semestre de 2022.

Poderão participar estudantes de um dos cursos elegíveis no programa do IFSP que sejam cidadãos brasileiros e estejam regularmente matriculados e tenham concluído no mínimo 20% da carga horária e finalizado, no máximo 70% da carga horária do curso no momento previsto para a viagem, com no máximo três reprovações, entre outras regras. Do Câmpus Bragança Paulista é elegível o curso de Engenharia de Controle e Automação.

Os interessados deverão ler o Edital nº 223/2022 e realizar a inscrição apresentando todos os documentos solicitados ao Representante da Arinter de seu câmpus (pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

 Mobilidade acadêmica internacional 

A mobilidade acadêmica internacional é o processo que possibilita ao discente matriculado no IFSP estudar, durante um período, em outra instituição de ensino superior situada no estrangeiro. Da mesma forma, possibilita a vinda de estudantes estrangeiros ao IFSP.

A mobilidade faz parte do processo de internacionalização das instituições de ensino brasileiras, ela é uma realidade consolidada ao redor do mundo. Trata-se de uma oportunidade única em que o aluno poderá estudar em uma das várias Universidades do mundo em que o IFSP possui acordos de cooperação internacional.

A partir de um convênio de cooperação acadêmica firmado entre o IFSP e uma instituição estrangeira são estabelecidas as condições da parceria e quais as possibilidades de acolhimento dos alunos de ambas as instituições. O convênio estabelece as regras sobre o período de permanência do aluno na instituição parceira.

Cronograma 

Publicação do edital 

28/04/2022

Submissão das inscrições 

29/04/2022 a 13/05/2022

Divulgação preliminar dos estudantes classificados em cada campus e envio das informações do candidato para a Diretoria de Relações Internacionais (Reitoria)

17/05/2022

Divulgação final pela Diretoria de Relações Internacionais das inscrições dos estudantes classificados no IFSP

20/05/2022 

 

Documentos:

Edital nº 223/2022

registrado em:
Fim do conteúdo da página