Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para XXIV Olimpíada Brasileira de Informática - OBI 2022 - até 05/06

Criado: Sexta, 27 de Mai de 2022, 17h38

Estão abertas, até o dia 05 de junho, as pré-inscrições para participar da Olimpíada Brasileira de Informática. Para participar, acesse o link https://olimpiada.ic.unicamp.br/consulta_escolas_pre_inscricao indicando o IFSP Campus Bragança Paulista no Nome da escola.

OBI2022Mas o que é a Olimpíada Brasileira de Informática?

É uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos estudantes o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

Quem pode participar?

Todos os estudantes do ensino médio integrado e os estudantes do 1º ano de graduação.

O IFSP-BRA pode participar da modalidade programação que é dividida em níveis explicados abaixo:

• Nível 1, para alunos até o primeiro ano do Ensino Médio (alunos do Ensino Fundamental também podem participar).
  • Nível 2, para alunos até o terceiro ano do Ensino Médio (alunos de anos anteriores também podem participar).
  • Nível Sênior, para alunos do quarto ano do Ensino Técnico Integrado e alunos cursando pela primeira vez o primeiro ano de um curso de graduação.

Quando será a prova?

A prova é presencial e será aplicada no Câmpus Bragança Paulista no dia 15/06 às 14h e às 18h.

E como é a prova?

A prova da modalidade Programação exige conhecimento em programação que pode ser em uma das linguagens Pascal, C, C++, Java, Javascript ou Python. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação.

Mais informações podem ser obtidas em https://olimpiada.ic.unicamp.br e por e-mail com o professor Rafael Muniz - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto adaptado do professor Me. André Bordignon (IFSP Campinas)