Página inicial > Últimas Notícias > Participe da oficina de origami do tipo Kusudama, no sábado - 26/11

Participe da oficina de origami do tipo Kusudama, no sábado - 26/11

Criado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 10h57

No sábado, dia 26 de novembro, será realizada no câmpus Bragança Paulista a oficina de origami do tipo Kusudama, como parte do Projeto de Extensão “Ciclo de Palestras e Oficinas para a formação geral de professores e educadores de Matemática”.

A atividade será realizada das 9h30 às 12h, no Laboratório 2B, e será ministrada pela psicóloga educacional Mirtes Ione Ujikawa. Tem como público-alvo professores de Matemática, Pedagogos, alunos de Licenciatura em Matemática, alunos do Ensino Médio e demais interessados.

Esta oficina destina-se a confecção de um kusudama, que é um enfeite de origami em forma de bola, constituído por vários módulos. Na sua origem, o kusudama era utilizado para abrigar ervas medicinais ou aromáticas em seu interior e daí vem o significado da palavra: do japonês "kusu" (remédio) e "dama" (bola). Posteriormente passou a ser utilizado como enfeite em eventos comemorativos no Japão. O origami - do japonês “oru” (dobrar) e “kami” (papel) - é a arte da construção de formas, a partir da dobradura da folha de papel. Por envolver funções cognitivas e motoras, o origami pode ser abordado na educação infantil e fundamental, e em matemática tem sido associado especialmente ao ensino da geometria.

Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo link goo.gl/GV0wNp, e trazer cola bastão no dia da atividade.