Página inicial > Últimas Notícias > IFSP prorroga prazo de submissão para editais Pibic/Pibiti do CNPq

IFSP prorroga prazo de submissão para editais Pibic/Pibiti do CNPq

Criado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 15h37

O IFSP, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, divulgou hoje os editais de retificação que alteram a data limite para submissão de propostas para os editais do CNPq (PIBIC, PIBITI, PIBIC-EM e PIBIC-Af). O novo prazo, para todos os editais é dia 20 de junho.

As submissões devem ser realizadas pelos servidores do IFSP, diretamente no módulo Pesquisa do Suap — no caminho SUAP > Pesquisa > Projetos > Submeter Projetos - até o dia 20 de junho. O resultado preliminar está previsto para ser publicado no dia 2 de agosto. A implantação das bolsas ocorrerá no mês de agosto, e o desenvolvimento dos projetos terá início em setembro deste ano, com término em agosto de 2023.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRP) lançou os editais com bolsas do CNPq de Iniciação Científica e de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. São 4 editais (PibicPibic-EMPibic-Af e Pibiti) e, caso o CNPq destine a mesma quantidade de quotas, a estimativa é que sejam ofertadas 73 bolsas, por um período de 12 meses.

O edital Pibic-EM visa à iniciação científica de alunos do Ensino Médio. Já o Pibic é o mesmo programa, sendo destinado, no entanto, aos alunos do Ensino Superior de graduação, dos cursos de licenciaturas, bacharelados ou tecnológicos.

Outro edital semelhante é o Pibic-Af, que segue as mesmas regras do Pibic, mas se destina aos alunos ingressantes no IFSP por meio de políticas de ações afirmativas. No Pibic-Af, além das cotas disponibilizadas pelo CNPq, a PRP complementará mais nove bolsas, no mesmo valor e pelo mesmo período. Esta é uma ação que a PRP já vinha fazendo, mas neste ano o número de bolsas complementadas foi ampliado, permitindo que mais alunos, ingressantes por meio das políticas de ações afirmativas, possam desenvolver projetos de iniciação científica.

O último edital, o Pibiti, visa à iniciação ao desenvolvimento tecnológico e da inovação, sendo também destinado aos alunos dos cursos superiores.

As submissões devem ser realizadas pelos servidores do IFSP, diretamente no módulo Pesquisa do Suap — no caminho SUAP > Pesquisa > Projetos > Submeter Projetos — até o dia 8 20 de junho; o resultado preliminar está previsto para ser publicado no dia 2 de agosto. A implantação das bolsas ocorrerá no mês de agosto, e o desenvolvimento dos projetos terá início em setembro deste ano, com término em agosto de 2023.

Todas as informações sobre os editais, assim como modelos de projeto de pesquisa e tutoriais para submissão de projetos, estão disponíveis na página da PRP.

replicado de https://ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/2944-ifsp-lanca-editais-pibic-pibiti-do-cnpq-para-a-edicao-2022-2023