Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Engenharia do Câmpus Bragança do IFSP é avaliado com nota máxima pelo MEC 
Incio do contedo da pgina

Engenharia do Câmpus Bragança do IFSP é avaliado com nota máxima pelo MEC 

Criado: Terça, 06 de Setembro de 2022, 16h12

Avaliado com a nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC), o curso gratuito de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Bragança Paulista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) oferece várias possibilidades de atuação no mercado de trabalho. 

A avaliação do MEC julga a estrutura, o corpo docente e as oportunidades oferecidas no decorrer do curso aos estudantes. Dentro desses critérios, o Câmpus Bragança Paulista obteve reconhecimento em todos os itens apreciados. 

Mas, na prática, o que tudo isso contribui para a formação dos estudantes? 

Elvis Vinicius Palazzi, aluno da primeira turma do curso, destaca a atuação dos docentes, que além de possuírem alto grau de titulação (o curso conta com 12 docentes doutores, 13 mestres e dois especialistas) somam a experiência no mercado de trabalho. “Há vários professores com vivência na indústria que conseguem nos passar esse conhecimento”, avalia o estudante, que ingressou na Instituição em 2011 para o curso Técnico em Mecatrônica na modalidade concomitante ao ensino médio, com duração de dois anos. Em seguida, emendou o curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, e mais tarde, em 2017, voltou ao câmpus para cursar Engenharia de Controle e Automação, que conclui neste semestre.

eca5 aNo seu primeiro ano na engenharia, Elvis viu a oportunidade de participar de um projeto em empresa local fabricante de componentes para diferenciais automotivos, parceria do IFSP por meio do programa de Extensão Conexão Indústria. “O objetivo era o desenvolvimento e a construção de uma bancada de testes de ruído para semieixos diferenciais. O projeto deu certo e eles utilizam a bancada até hoje. Isso me rendeu um estágio de dois anos", relata. Atualmente, o futuro engenheiro atua em uma oficina especializada em módulos eletrônicos automotivos e não descarta a possibilidade de seguir os estudos em um curso de especialização ou de mestrado. 

Encontrar um discente no curso de Engenharia de Controle e Automação egresso de um curso técnico não é incomum. Essa também é a realidade do Adriel Christian Diniz Leite, aluno do 8⁰ período da graduação. “Como aluno do curso Técnico em Eletroeletrônica integrado ao ensino médio, ganhei muita experiência, não apenas acadêmica, mas também enquanto cidadão. E o curso me permitiu enxergar que gostaria de seguir na Engenharia".

Além das aulas práticas, Adriel salienta a possibilidade de aplicar seus conhecimentos em projetos. Em 2019, ele participou de um curso de Extensão sobre Arduíno, “quando tivemos aulas teórico-práticas sobre esta plataforma eletrônica microcontrolada, com desenvolvimento de outros pequenos projetos”. Atualmente, ele desenvolve uma Iniciação Científica sobre inspeção da crimpagem em cabos e terminais elétricos.

eca5 bNo último mês de maio, o estudante somou mais uma experiência acadêmica: a publicação de um capítulo do e-book “Ciência e Tecnologia: Temáticas e Fundamentos - Volume 1”, da editora Uniesmero, resultado de um trabalho da disciplina Empreendedorismo e Inovação, ministrada pelo docente Jefferson Souza Pinto, coordenador da graduação. “Esta experiência foi simplesmente surpreendente, inesperada, fruto de um trabalho feito em conjunto e com dedicação, além da contínua cooperação do professor Jefferson, dando em excelentes resultados”, relata. 

Cooperação entre alunos e estudantes, aliás, é o que Adriel aponta como o maior diferencial do IFSP. “A Instituição se diferencia pelo empenho dos professores em suas tarefas e responsabilidades e pelo vínculo que estabelecem com os alunos. Os docentes também são nossos amigos, o que serve de combustível em momentos de maior pressão no decorrer da nossa formação acadêmica”, finaliza.

 
Sobre o curso 

O bacharelado em Engenharia de Controle e Automação tem por objetivo formar engenheiros aptos a compreender a realidade da sociedade e dos setores produtivos, com sólida base para compreensão de fenômenos e processos (sejam eles, físicos, eletroeletrônicos ou mecânicos), para que possam promover avanços científicos e tecnológicos relacionados ao controle e automação.

Ao oferecer um curso alinhado com a demanda profissional da região, a Instituição se preocupou em possibilitar aos estudantes a atuação no mercado de trabalho, dessa forma, a Engenharia de Controle e Automação é ofertada no período noturno, com duração de 12 semestres (seis anos).

O ingresso para o curso se dá no primeiro semestre de cada ano. O próximo processo seletivo será realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Depois de formado, o engenheiro de Controle e Automação atua em empresas e indústrias que utilizam sistemas automatizados; em indústrias de máquinas, equipamentos e dispositivos de controle e automação industrial, comercial e predial; em concessionárias de energia, automatizando os setores de geração, transmissão e distribuição de energia; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria. Este profissional integra conhecimentos das áreas mecânica, eletrônica e informática para projetar e desenvolver soluções que façam uso racional e sustentável de recursos, e buscam eficiência energética dos processos envolvidos.

Para saber mais sobre a Engenharia de Controle e Automação e outros cursos oferecidos pelo Câmpus Bragança Paulista do IFSP, acesse https://bra.ifsp.edu.br/.

registrado em:
Fim do contedo da pgina