Página inicial > Últimas Notícias > IFSP é premiado na Huawei ICT Competition 2022

IFSP é premiado na Huawei ICT Competition 2022

Criado: Quinta, 29 de Dezembro de 2022, 18h55

ICTcompetition2022Nos dias 27 e 28 de dezembro, em São Paulo, o Instituto Federal de São Paulo participou da etapa final da Huawei ICT Competition 2022 - Brasil, evento que recebeu inscrições de alunos de tecnologia e engenharia de 97 instituições de ensino brasileiras.

Os Câmpus Bragança Paulista, Catanduva e Guarulhos participaram da primeira fase da competição. Coordenaram esta participação os professores Dr. Clayton Eduardo dos Santos (IFSP-BRA, à esquerda na foto), Dr. Márcio Andrey (IFSP-CPV, à direita na foto) e Me. Cristiano Alves Pessoa (IFSP-GRU), que também fazem parte do Grupo de Trabalho de Academias do IFSP.

Para a fase final, realizada no Palácio Tangará na zona sul de São Paulo, classificaram-se 12 instituições, sendo o IFSP representado pelos Câmpus Bragança e Catanduva. Os finalistas participaram de provas escritas, palestras, visitas ao Centro de Distribuição 5G da Huawei (localizado em Sorocaba), além de muita confraternização, troca de experiências e de conhecimentos.

A participação do IFSP trouxe resultados expressivos. O time de Bragança Paulista foi o segundo colocado na trilha de Cloud Computing, com os estudantes Adriano da Silva Rosa, Luiz Filho e Pedro Guilherme Calasans de Souza. Na trilha de Network, o time de Catanduva obteve a quarta colocação, com os estudantes Bianca Netto, Nicolas Vaz e Bruno Henrique. No total, os estudantes que representaram o IFSP receberam uma premiação de R$ 10.000.

Os professores Clayton e Márcio também foram agraciados com menção de destaque pela organização do evento, pelo engajamento e desempenho durante a competição.

De acordo com o professor Cristiano, “o principal intuito destas parcerias é fomentar junto aos alunos o uso de tecnologias de ponta e estreitar os laços com as grandes empresas e players de mercado buscando melhores colocações para estes alunos”.

GT Academias

O Grupo de Trabalho de Academias do IFSP atua na organização, adesão e gerenciamento dos acordos com as empresas que oferecem este tipo de parceria.  Além disso, faz parte dos planos do GT Academias o planejamento e fomento da participação de mais times nos eventos e competições..

Além dos professores que participaram do ICT Competition, também integra o GT o professor Julio Brito, do Câmpus Hortolândia.

Por meio do GT, o IFSP já possui outras parcerias com AWS, Cisco, Red Hat e outras em andamento.

ICT Competition Huawei

O ICT Competition foi criado em 2015 com o intuito de fornecer aos alunos uma plataforma para estudar, trocar ideias, aprimorar conhecimentos e habilidades práticas em TIC e estimular o pensamento criativo dos participantes em novas tecnologias e plataformas. O evento competitivo é mais uma iniciativa para fomentar a formação de talentos. No Brasil, participam estudantes de mais de 90 instituições de ensino que fazem parte do ICT Academy, programa global da Huawei que oferece cursos de certificação reconhecidos pelo mercado de trabalho.