Página inicial > Últimas Notícias > Estudante de Engenharia de Controle e Automação desenvolve placa open source para estudo e desenvolvimento em Lógica Reconfigurável
Incio do contedo da pgina

Criado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 17h46

O estudante Paulo Vinicius da Silva Meira desenvolveu uma placa de eletrônica para o estudo e o desenvolvimento utilizando a tecnologia da Lógica Reconfigurável, por meio da qual é possível construir circuitos digitais em chips de FPGA e CPLD fazendo uso das chamadas linguagens de descrição de hardware. Com isso é possível criar, modificar ou recriar circuitos fazendo uso de programação, trazendo aos projetos que se utilizam destes chips maior flexibilidade e agilidade. Esta tecnologia possui uma vasta aplicação dentro da engenharia graças ao seu grande poder de processamento de dados, o que permite a execução de diversas tarefas simultaneamente. Na área da automação, por exemplo, pode ser aplicado no controle de processos.

O projeto desenvolvido pelo aluno foi um dos trabalhos de conclusão do curso (TCC) de Engenharia de Controle e Automação apresentados ao fim de 2022 e intitulou-se "Placa de Hardware Livre para o Desenvolvimento em Lógica Reconfigurável". O trabalho foi orientado pelos professores Enzo Gaudino Mendes e Kauê Reis dos Santos, e realizado no âmbito do acordo de cooperação estabelecido entre a empresa Exsto Tecnologia e o IFSP Bragança Paulista, por meio do programa de Extensão Conexão Indústria.

A proposta do TCC foi difundir a tecnologia da lógica reconfigurável a partir de uma placa acessível em termos de custo e construção, com todo seu processo construtivo detalhado (desde a concepção do diagrama até a soldagem dos componentes) para propiciar a experiência do “Faça você mesmo" (“Do it Yourself” - DiY). A placa possui fins educacionais e seu projeto foi disponibilizado para a comunidade interessada de forma a torná-la uma placa open source hardware (OSHW), permitindo que seja utilizada e replicada de forma gratuita. O acesso ao projeto se dá através do link https://certification.oshwa.org/br000011.html.

Você sabe o que faz um Engenheiro de Controle e Automação?

Este profissional combina conhecimentos das áreas mecânica, eletrônica e informática para conceber e desenvolver soluções para o atendimento de necessidades dos setores produtivos e da sociedade, buscando o uso racional e sustentável de recursos, além da eficiência energética dos processos envolvidos.

Para tanto, o Engenheiro de Controle e Automação deve entender de várias áreas do conhecimento e deve ter a competência para se comunicar e ser interlocutor com técnicos de áreas específicas.

O profissional pode atuar em empresas e indústrias que utilizam sistemas automatizados; em indústrias de máquinas, equipamentos e dispositivos de controle e automação industrial, comercial e predial; em concessionárias de energia, automatizando os setores de geração, transmissão e distribuição de energia; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica.

Quer estudar no IFSP-BRA?

No primeiro semestre de 2023,  o IFSP vai ofertar 5.400 vagas para cursos superiores gratuitos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá se inscrever, pelo site do Sisu, entre 16 a 24 de fevereiro de 2023. É necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e obtido nota na redação diferente de zero.

As informações completas sobre cursos, vagas e inscrições podem ser conferidas em: https://www.ifsp.edu.br/sisu2023

Fim do contedo da pgina