Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório de Filosofia da Tecnologia discute Criatividade Computacional
Início do conteúdo da página

Laboratório de Filosofia da Tecnologia discute Criatividade Computacional

Criado: Terça, 21 de Março de 2017, 11h07

Na próxima segunda-feira, dia 27, às 17h15, serão iniciadas as atividades do Laboratório de Filosofia da Tecnologia, grupo de estudos orientado pelo Prof. Fernando Rodrigues, discutirá questões que buscam aproximar a Filosofia e a Ciência da Computação.

O Laboratório de Filosofia da Tecnologia funciona como um laboratório de ideias e seu objetivo é criar um espaço para a reflexão acerca de temas filosóficos provenientes das ciências da informação e da computação. As atividades consistem em encontros de leitura e discussão de textos e estão abertas a todos os membros da comunidade dos IFSP-Bragança Paulista. 

Os encontros são semanais e têm duração prevista de 90 minutos. No primeiro encontro haverá uma discussão preliminar a partir do vídeo que pode ser visualizado aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dA6PIeoVwd8

 

Motivação:

Inteligência artificial, lógica, robótica, realidade virtual: essas áreas fascinantes da ciência da computação sempre acabam levando a problemas filosóficos. A filosofia da ciência da computação surge, assim, como questionamento filosófico sobre as questões que brotam no interior da disciplina acadêmica da ciência da computação, entendendo-se por ciência da computação não apenas programação, mas todo o estudo dos conceitos e dos métodos empregados com vistas ao desenvolvimento de sistemas operacionais. Na atualidade das pesquisas em ciência da computação e, em especial, no campo de pesquisas em Inteligência Artificial, ocupa lugar de destaque o conceito de criatividade. Busca-se, atualmente, desenvolver máquinas criativas, capazes de originar o novo, gerando a melhor solução diante de problemas inusitados. O objetivo do Laboratório de Filosofia em 2017 é questionar, filosoficamente, as possibilidades e os limites da ideia de uma criatividade computacional. Para tanto, discutir-se-á a definição da criatividade em sentido geral, a partir da criatividade do ser humano, cujo potencial criativo se expressa, sobretudo, por meio das artes.

 

Em caso de dúvida, favor entrar em contato diretamente com o professor responsável pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página