Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do IFSP-BRA se destaca e conquista prêmio na competição MECA Brasil 2023

Criado: Terça, 14 de Novembro de 2023, 14h21

MECA2023 BRAOs estudantes do Campus Bragança Paulista César Augusto Bazílio Picarelli, Felipe dos Santos Severino e João Henrique Eliziário, do curso de Engenharia de Controle e Automação, conquistaram a segunda colocação na competição MECA (Missão, Execução, Comunicação e Realização), promovida pela Mitsubishi Electric. A MECA envolve instituições de ensino de Engenharia, Automação Industrial e áreas correlatas, desafiando equipes de estudantes a criar soluções inovadoras com produtos da empresa.

A equipe do IFSP-BRA,  orientada pelo professor Alexandre Tomazati Oliveira, desenvolveu o projeto Armazém Automático para Uso em Farmácias e Drogarias que visa automatizar a distribuição de medicamentos, organizando o estoque de forma inteligente. Utilizando inteligência artificial, o dispositivo identifica caixas de medicamentos, otimizando o espaço e garantindo a entrega segura ao farmacêutico.

Para esta primeira edição brasileira da competição foram convidadas cerca de 150 instituições, e recebidos projetos de mais de 50 delas. Entre os 15 finalistas, quatro eram do IFSP, representando os campi de Bragança Paulista, Guarulhos, São Paulo e Sertãozinho.

No final da competição, os projetos dos campi Sertãozinho e Bragança Paulista empataram tecnicamente. Contudo, por uma diferença mínima, a equipe de Sertãozinho conquistou o primeiro lugar entre os competidores de nível superior. Em reconhecimento à excepcionalidade da situação, a equipe da premiação decidiu premiar o segundo colocado com kits educacionais.

O Campus Sertãozinho receberá um Conjunto de Robô Industrial Melfa, enquanto a equipe premiada terá direito a um notebook e uma vaga de estágio de férias de três meses na Mitsubishi Electric do Brasil. A cerimônia de estreia foi marcada pela alegria da equipe, que destacou o nível elevado da competição e a colaboração dos professores do IFSP.

Alexandre Bernal, estudante de Engenharia, expressou sua gratidão pela oportunidade de aprendizado proporcionada pelo evento. Pedro Sampaio, outro membro da equipe vencedora, acabou por ter a surpresa e a gratificação de ter sido premiado.

A competição e a premiação aconteceram entre os dias 7 e 8 de novembro. Nesse período os estudantes tiveram que montar, apresentar e demonstrar a execução dos  seus projetos ao comitê avaliador, que foi composto por gestores de diversas áreas da companhia. Na avaliação foram aplicados critérios como criatividade e inovação dos projetos, além da facilidade de operação e viabilidade, assim como a didática utilizada por cada equipe para a sua apresentação, com trabalhos bem discriminados, incluindo desenhos e diagramas para compreensão plena por parte do comitê.

Fabiano Lourenço, presidente da Mitsubishi Electric Brasil e ex-aluno do IFSP, elogiou o nível dos projetos e a diversidade de soluções. Ele destacou a interação positiva com as equipes durante as sessões de suporte e enalteceu a experiência produtiva da competição.

Projetos Inovadores e Soluções para Diversos Setores Industriais

Os projetos apresentados abrangem soluções para diversos setores industriais, como agronegócio, sustentabilidade e logística. Durante a estreia, concorrentes e convidados visitaram o showroom móvel da Mitsubishi — o MEB Truck — conhecendo as melhores soluções de automação industrial.

A competição MECA Brasil 2023 ocorreu nos dias 7 e 8 de novembro no Novotel São Paulo Center Norte, reunindo estudantes, professores e profissionais do setor.

Conheça os demais projetos do IFSP:

• Plantadeira Automática - Campus Guarulhos
  • Desenvolvido pelos alunos Pedro Henrique Moreira Alves, Thiago Henrique Santos e Anne Cristina Martinelli, com orientação do professor Rogério Daniel Dantas, a plantadeira automática revoluciona a agricultura com automação precisa e sensores inteligentes. A equipe foi motivada pela seleção, apoiando o potencial do projeto para aprimorar a eficiência agrícola.
  • Proposta de Diagnósticos Inteligentes Softsensor para Máquinas Rotativas - Campus Sertãozinho
    A equipe composta por Alexandre Bernal, Guilherme Marchi e Pedro Sampaio, orientados pelo professor André Luís Dias, busca desenvolver um método de remoção de informações de saúde de máquinas rotativas. Utilizando dados da Mitsubishi, o projeto emprega softsensors e tecnologias como Edge Computing e Internet das Coisas para detectar falhas em equipamentos.
  • Indústria 4.0: Soluções Mitsubishi Electric Aplicadas a uma Central de Controle de Motores - Campus São Paulo
    Inspirada em um trabalho de mestrado premiado, a equipe do Câmpus São Paulo desenvolve soluções da Mitsubishi Electric aplicadas a uma Central de Controle de Motores. O orientador destaca a seriedade dos estudantes na competição e a paixão em enfrentar desafios.

O IFSP se destaca na MECA Brasil 2023, consolidando sua posição como referência em inovação e formação de profissionais capacitados para o mercado de Engenharia e Automação Industrial.

publicação original em https://ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/4130-projetos-do-ifsp-se-destacam-e-conquistam-premios-na-competicao-meca-brasil-2023