Página inicial > Últimas Notícias > Veja como foi a atividade cultural “Máscaras: Histórico, Africanidade, uso e funções"

Criado: Terça, 23 de Mai de 2017, 11h20

No último sábado, dia 20 de maio, foi realizada no Câmpus Bragança Paulista do Instituto Federal São Paulo a atividade cultural “Máscaras: Histórico, Africanidade, usos e funções”, que teve como objetivo mostrar o uso das máscaras nas diversas culturas do mundo através da história da humanidade, e foi ministrada pelas Professoras Me. Ivanilda Amado Cardoso e Profa. Dra. Maria José de O. Nascimento.

A professora Maria José iniciou a atividade apresentando os usos estéticos, culturais, religiosos e funções sociais das quais as máscaras fazem parte. A partir do recorte artístico no teatro, materiais de confecção e significados, e de suas funções nesta manifestação artística, foi do teatro greco-romano até o teatro japonês, e de como estes influenciaram e continuam a ser referência para toda arte contemporânea. A professora também expos mascaras de regiões da África, Europa, e a algumas de sua própria autoria.

A professora Ivanilda Cardoso apresentou e contextualizou o uso das máscaras no continente africano, mostrando exemplos de algumas etnias e quais são as suas funções para um destes grupos étnicos, desmistificando as ideias ocidentais de representar o continente africano como de cultura única e uniforme. Expôs a variedade dos grupos étnicos, e como cada grupo étnico tem uma relação diferente com esses artefatos, em relações que vão desde contato com místico, até como ornamentos que simbolizam funções sociais, por meio de fotos de máscaras produzidas por diversas etnias e explicando suas respectivas funções. Também apresentou obras artísticas européias que foram fortemente influenciadas pelo contato com a cultura africana e demonstrou como as máscaras africanas influenciaram grandes artistas pelo mundo, como Pablo Picasso.

Após a apresentação inicial sobre as máscaras, os participantes puderam confeccionar uma máscara personalizada utilizando ataduras gessadas em seu próprio rosto com a orientação da professora Maria José.

A atividade foi realizada como parte do Projeto de Extensão: “Ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais para a formação geral de educadores e professores de matemática”, e estiveram presentes professores da rede estadual, alunos curso de licenciatura em Pedagogia e em Matemática, artistas plásticos e demais interessados.

Dando continuidade ao Projeto de Extensão, no dia 27 de maio haverá a palestra “Refletindo sobre violência e conflitos na cultura escolar”, que será realizada das 9h às 11h, na sala 5, com a professora Dra. Iara Leme Russo Cury. Para participar, faça sua inscrição acessando o link: https://goo.gl/SR400R.

mascarasMAT mai2017