Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Bragança Paulista prestigia a comemoração do 207º aniversário da Revolução de Maio
Início do conteúdo da página

Câmpus Bragança Paulista prestigia a comemoração do 207º aniversário da Revolução de Maio

Criado: Quarta, 31 de Mai de 2017, 12h00

No dia 25 de maio, representando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Bragança Paulista, o professor Rubens Pantano Filho esteve presente no Memorial da América Latina, em São Paulo, prestigiando a comemoração do 207º aniversário da Revolução de Maio, data nacional da República Argentina.

No evento, realizado no Memorial da América Latina, durante o coquetel oferecido aos presentes, o Prof. Rubens entregou ao Consul Geral da Argentina em São Paulo, Sr. Jorge Agustin Molina Arambarri, um exemplar do livro “Tango & Samba: um encontro de duas culturas”, livro esse já publicado em português e também em espanhol, e resultado de um projeto cultural desenvolvido pelo professor junto ao IFSP. O livro também já foi apresentado em julho de 2016, no Centro Cultural da Embaixada do Brasil em Buenos Aires e, em outubro do mesmo ano, na cidade de Kourou, na Guiana Francesa.

A Revolução de Maio foi um movimento sociopolítico, com uma série de eventos que aconteceram na “Semana de Mayo” (entre o dia 18 e 25 de maio de 1810), em Buenos Aires, na época a capital do vice-reinado do Rio de La Plata, e que estava sob o domínio da Coroa Espanhola. A revolução resultou na deposição do vice-rei Baltasar Hidalgo de Cisneros e sua substituição pelo Primeiro Conselho de Governadores.

Por ser uma data de tamanha importância, o 25 de maio é feriado nacional na Argentina e comemorado todos os anos exatamente no dia, independente do dia da semana que venha a acontecer. Na Argentina, durante a Semana de Mayo, é comum ver as pessoas usando escarapelas na roupa (uma espécie de broche com as cores da bandeira), como símbolo de patriotismo e respeito.

 

rubens 25mai2017

Com informações e fotografias do prof. Rubens Pantano Filho

registrado em:
Fim do conteúdo da página