Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFSP Bragança Paulista realiza primeira colação de grau de formando Surdo, com tradução em Libras
Incio do contedo da pgina

IFSP Bragança Paulista realiza primeira colação de grau de formando Surdo, com tradução em Libras

Criado: Sexta, 12 de Setembro de 2025, 16h46 | Última atualização em Sexta, 12 de Setembro de 2025, 17h00

colacao2025 2 juramentoGustavoO Campus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo (IFSP-BRA) realizou, no dia 5 de setembro, a cerimônia de colação de grau dos cursos superiores e técnicos. O evento foi marcado por um momento histórico: foi a primeira colação de grau com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com a formatura do estudante Surdo Gustavo Pinto da Silva (na foto, realizando o juramento da profissão), no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A celebração representa um símbolo importante de conquista e realização pessoal, mas também de avanços no acesso ao ensino superior demonstrando um compromisso com a acessibilidade e inclusão, promovendo igualdade de oportunidades.

Durante a formação, o estudante Gustavo contou com recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras, apoio pedagógico especializado e acompanhamento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Essas ações integram a política institucional do IFSP para garantir acesso, permanência e êxito de estudantes com necessidades educacionais específicas. Também deve-se destacar o apoio da família, dos colegas de curso que acolheram o estudante, dos docentes, da equipe técnica administrativa e da tradutora intérprete de Libras Leticia Leite Batista Nascimento.

Além das atividades regulares do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o estudante participou de atividades e projetos que ampliaram sua experiência acadêmica, como o projeto de ensino “Desenvolvimento de um Portal Web para Inclusão e Socialização de Discentes com Necessidades Educacionais Especiais”, sob orientação do professor Flávio Cezar Amate, a participação como representante do NAPNE e o estágio na prefeitura municipal de Piracaia. No trabalho desenvolvido juntamente com duas colegas para conclusão do curso, Gustavo contribuiu para a criação de um glossário técnico em Libras para a área de tecnologia.

Para a diretora-geral do campus, Alessandra Casimiro de Souza Matricaldi, a ocasião reafirma a missão institucional: “O IFSP tem como compromisso oferecer uma educação pública, gratuita e de qualidade, pautada na inclusão e no respeito à diversidade. Este momento demonstra que a acessibilidade não é apenas um direito, mas um caminho para transformar vidas e construir uma sociedade mais justa.”

O IFSP reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente educacional acessível e diverso, promovendo a formação cidadã e profissional de qualidade para todos. Para saber mais sobre as ações do NAPNE, acesse https://bra.ifsp.edu.br/napne.

registrado em:
Fim do contedo da pgina