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Atividades ou eventos externos - procedimentos para saídas com estudantes

Criado: Quarta, 08 de Mai de 2024, 10h00

Orientações e procedimentos para eventos externos

Este artigo foi elaborado para orientar os servidores quanto aos procedimentos em eventos que envolvam a saída de estudantes do campus, como por exemplo: visitas técnicas, passeios culturais, participação em eventos acadêmicos ou esportivos, competições, olimpíadas, entre outros.  

 

Quais são os cuidados necessários?

É importante lembrar que, ao acompanhar estudantes do IFSP em eventos externos, os servidores assumem responsabilidade por esses estudantes, tanto no translado de ida e volta quanto no período de eventual estadia do grupo em outro município ou instituição. Por isso, alguns cuidados são essenciais:

  • Antes do evento, no caso de saída com estudantes menores de 18 anos, providencie todas as autorizações dos responsáveis legais, conforme modelo a seguir, identificando eventuais translados, estadias e atividades e a serem realizadas, bem como os dados da instituição ou localidade onde o evento ocorrerá. O servidor acompanhante deve portar as autorizações em todo o período desde a saída até o retorno ao campus. 
  • Certifique-se de comunicar à Coordenadoria de Apoio ao Ensino sobre o evento, incluindo data, horários de saída e retorno, lista dos estudantes participantes, nomes e contatos dos servidores que estarão acompanhando o grupo.   
  • Certifique-se de ter os contatos de emergência de cada estudante, bem como disponibilizar seu contato aos responsáveis, para eventuais comunicações durante o evento. 
  • Antes da saída, verifique se cada estudante está portando o respectivo documento de identidade, bem como o cartão do SUS ou cartão de plano de saúde particular, quando for o caso. 
  • Verifique quais estudantes possuem medicamento de uso contínuo e, havendo necessidade de uso durante a viagem, oriente os alunos a levarem o receituário médico.  
  • Realize o cadastro do evento no SUAP (cadastro obrigatório), conforme tutorial abaixo. 
  • Acompanhe as atividades dos estudantes durante o evento. 

 

Quais modelos de autorização deverão ser preenchidos?

  • De modo geral, os servidores podem utilizar o seguinte arquivo como modelo de autorização dos responsáveis:
  • Caso necessário, o modelo impresso poderá ser disponibilizado na sala da CAE (sala B317), para que os responsáveis venham efetuar o preenchimento. Para isso, comunicar o setor com relação ao período de preenchimento, com antecedência. 
  • Verifique também se a instituição, órgão ou empresa de destino exige algum tipo de formulário de autorização específico ou complementar. 

 

 

Como cadastrar o evento no SUAP?

  • Ao acessar o SUAP, selecione no menu à esquerda a opção Comunicação Social - Eventos;
  • No canto superior direito, clique em "Adicionar evento";
  • Preencher as seções: Dados Gerais, Local e Data, Coordenação e Organização, Classificação, Financeiro (quando for o caso);
  • Na seção "Tipos de Participante", inserir todos os estudantes que participarão do evento.
  • Clicar em "Enviar" e aguardar a aprovação do DAE. 
  • A criação de eventos no SUAP deve ser feita com antecedência e não dispensa a comunicação do mesmo à CAE, conforme este tutorial. 

 

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