Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > “Soroban e algumas de suas potencialidades” é tema de oficina no próximo sábado, dia 30/09
Incio do contedo da pgina

“Soroban e algumas de suas potencialidades” é tema de oficina no próximo sábado, dia 30/09

Criado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 17h13

No próximo sábado, dia 30 de setembro, será realizada a oficina “Soroban e algumas de suas potencialidades”, com a Profa. Akiko Uenishi. A atividade é integrante do Projeto de Extensão: “Ciclo de palestras, oficinas e atividades culturais para a formação geral de educadores e professores de matemática”, e será realizada das 14h30 às 17h, na sala3 do Câmpus Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo, localizado à Av. Francisco Samuel Lucchesi Filho, 770 – Penha – Bragança Paulista – SP.

O objetivo dessa oficina é apresentar o ábaco japonês – o Soroban, utilizá-lo para representação e leitura dos números e também para fazer algumas operações básicas. Em nosso dia a dia, é muito comum deparamos com situações que exigem algum tipo de raciocínio envolvendo operações aritméticas básicas e invariavelmente, recorremos a instrumentos de calcular, por sua precisão e agilidade. Um dos instrumentos de cálculo e registro numérico mais antigo do mundo é o ábaco que além de facilitar a compreensão dos sistemas de numeração, ele desenvolve o raciocínio mental, estimula a concentração, favorece a abstração, pode ser muito útil para portadores de deficiência visual, dentre outras vantagens. Há relatos de que o cálculo com o Soroban chega a ser mais rápido do que com o uso da calculadora e a habilidade no seu manuseio dispensa a presença do Soroban físico, basta tê-lo em mente. 

A oficina é direcionada a professores de matemática, pedagogos, alunos de Licenciatura em Matemática, alunos de Pedagogia, alunos do Ensino Médio e demais interessados. Para participar é necessário fazer a inscrição por meio do link http://goo.gl/AhMVVk. Haverá certificados aos participantes.

Para mais informações escreva para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

registrado em:
Fim do contedo da pgina