Página inicial > Últimas Notícias > Primeira empresa júnior do IFSP, Automatique Consultoria, inicia suas atividades no Câmpus Bragança Paulista

Criado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 10h31

No dia 5 de setembro, a implantação da primeira empresa junior do Instituto Federal de São Paulo, sediada no Câmpus Bragança Paulista, foi aprovada em reunião do Conselho Superior (para ver o vídeo de aprovação no CONSUP, acesse aqui).

As primeiras discussões que resultariam no projeto pioneiro para a fundação da empresa júnior foram travadas no 2º semestre de 2016, entre o estudante Luan Aoki Schuwarten e o professor Jefferson de Souza Pinto. Em um segundo momento, os estudantes Raphael Faria de Souza, Guilherme de Almeida Cardoso e Carlos César Cardoso Domingues aderiram efetivamente à iniciativa, consolidando a equipe responsável por elaborar a proposta do processo de fundação.

Na primeira etapa, o planejamento do processo de fundação identificou etapas chaves para o sucesso do projeto, que vão desde: formação da equipe, benchmarkings com EJs da UNICAMP, elaboração dos documentos de regulamentação, criação da identidade, definição da estrutura interna, e até, mais recentemente, a aprovação nas instâncias do IFSP – CONCAM, CONEX e CONSUP, o que consolidou a Automatique a primeira empresa júnior reconhecida pelo IFSP.

Nesta segunda e atual etapa do processo de fundação, a Automatique busca alcançar novos objetivos, assumindo o compromisso de tornar-se a primeira empresa júnior do IFSP federada ao MEJ e com total aprovação em seus projetos. Para tanto, a Automatique conta com os seguintes membros comprometidos com este objetivo em sua diretoria executiva: Luan Aoki Schuwarten (Presidente); Diego Oliveira Lopes (Vice-Presidente e Diretor de Gestão de Pessoas); Anderson Luiz de Siqueira (Diretor de Projetos em Mecatrônica); Letícia Harue Okuno (Diretora de Projetos em Sistemas); Vitória Noguerol Biazetto (Diretora Administrativo Financeiro); e Raphael Faria de Souza (Diretor de Marketing).

Como proposta, os empresários da Automatique, dotados de profunda convicção sobre seus valores, devem ser capazes de vislumbrar um país mais competitivo, com empresas melhores e governos melhores; mais ético, íntegro e comprometido com a verdade; mais meritocrático, onde boas ideias saem do papel. Em essência, a Automatique busca formar, além de futuros bons profissionais, pessoas capazes e comprometidas em transformar o Brasil.

Para maiores informações sobre o Plano Acadêmico da Automatique, acesse o arquivo a seguir:

Sobre empresas juniores

Segundo o Conceito Nacional de Empresas Juniores (CNEJ), as empresas juniores são constituídas pela união de alunos matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior, organizados em uma associação civil com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para formar profissionais capacitados e comprometidos com o propósito de transformar o Brasil.

É com a análise do contexto em que as empresas juniores surgiram que podemos entender sua razão de ser. Assim, partindo da necessidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a graduação, a Empresa Júnior (EJ) torna-se um agente transformador que objetiva proporcionar uma rica experiencia em gestão, execução de projetos em sua área de atuação, bem como o contato direto com o mercado.

Desde a criação da primeira Empresa Júnior do mundo, em 1967, na França, na L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales (ESSEC), a Junior ESSEC inicia um movimento com propagação de amplo espectro que tomaria proporções globais e sem precedentes, alcançando força e representatividade, inclusive, em território nacional.

No Brasil, a Brasil Júnior (BJ) consolida uma rede articulada e coesa a fim de ampliar o impacto nas instituições de nível superior, o Movimento Empresa Júnior (MEJ). Já, com dimensão vultosa, em 2014, dados da BJ, apontam que o MEJ era composto por mais de 222 empresas juniores representadas por 16 federações estaduais confederadas à Brasil Júnior. Incorporava mais de 8.000 universitários em mais de 50 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, realizando cerca de 2.000 projetos ao ano, com um faturamento total acima de 9 milhões de reais ao ano.

Além disso, o MEJ define claramente que, por meio da vivência empresarial, os empresários juniores adquirem competências fundamentais para tornarem-se empreendedores com potencial de transformar o Brasil. Sendo assim é, com base nos agentes fomentadores ora citados, com profunda identificação por valores e o compromisso com uma causa maior, que surge a Automatique Consultoria com missão, visão e valores definidos.

Com informações do prof. Jefferson de Souza Pinto e do estudante Luan Aoki Schuwarten