Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Câmpus Bragança Paulista são premiados na OBMEP

Estudantes do Câmpus Bragança Paulista são premiados na OBMEP

Criado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 18h15

Nove estudantes dos cursos Técnicos Integrados do Câmpus Bragança Paulista conquistaram medalhas de bronze e de menção honrosa na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2017.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Em 2017, participaram da competição 53.231 escolas, com 18.240.497 estudantes.

Conheça os representantes premiados do câmpus:

Medalhas de Bronze

• Rafael Yudi Fuziyama (2º ano do curso Técnico Integrado em Informática)
  • Joao Alexandre Elena (2º ano do curso Técnico Integrado em Eletroeletrônica)
  • Deivid Aparecido Henrique (2º ano do curso Técnico Integrado em Informática)
  • Pamela Leite de Moraes (2º ano do curso Técnico Integrado em Informática)

Menção Honrosa

• Idian Camargo Capozzoli (1º ano do curso Técnico Integrado em Informática)
  • Paula Sandoli (3º ano do curso Técnico Integrado em Informática)
  • Mateus Duarte Augusto (2º ano do curso Técnico Integrado em Eletroeletrônica)
  • Matheus Joao da Silva Alves (2º ano do curso Técnico Integrado em Informática)
  • Matheus Moraes Bueno (1º ano do curso Técnico Integrado em Informática)

Os premiados na OBMEP tem acesso a diversas oportunidades, entre elas destacam-se:

• O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), um programa que propicia ao aluno premiado em cada edição da OBMEP entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa, o estudante poderá participar do PIC Presencial, se houver um polo de Iniciação Científica perto da sua residência, com encontros presenciais, geralmente aos sábados, ou participar do PIC a Distância com aulas virtuais. Os alunos do PIC têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas. O material didático é preparado especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação.Os medalhistas que já fizeram o PIC mais de duas vezes, com pelo menos uma participação no nível 3 deverão participar do Programa Mentores OBMEP, que oferece atividades ministradas por professores universitários sobre conteúdos que envolvem matemática. O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) concede uma bolsa mensal aos medalhistas que aderiram ao programa e acompanham todas as etapas do PIC ou do Programa Mentores. Ser bolsista do CNPq é um diferencial e uma valorização especial do currículo de qualquer aluno. Espera-se de um bolsista uma grande dedicação ao seu programa e que sua participação seja uma experiência enriquecedora que contribua para seus estudos futuros.
  • A bolsa Instituto TIM – OBMEP é uma iniciativa do Instituto TIM, em parceria com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foi criada com o objetivo de oferecer apoio financeiro a jovens talentosos para que possam cursar a Universidade.As bolsas ofertadas são direcionadas a medalhistas, de qualquer edição da OBMEP, que estejam ingressando em Universidades Públicas (Federais ou Estaduais) no primeiro período do ano de abertura das inscrições. As seguintes áreas de acesso são apoiadas pela iniciativa: Astronomia, Biologia, Computação, Economia, Engenharia, Estatística, Física, Matemática, Medicina e Química.  Em 2015 e 2016 foram oferecidas, em cada ano, 50 (cinquenta) bolsas de manutenção no valor de R$1.200 (mil e duzentos reais), com duração de 12 (doze) meses, renováveis anualmente, até o limite de 48 (quarenta e oito) meses. Novas 50 (cinquenta) bolsas foram oferecidas em 2017.

Fonte: http://www.obmep.org.br/index.htm