Projetos de Ensino

Criado: Quarta, 01 de Março de 2023, 17h39

O que são os projetos de ensino?

Os projetos de ensino são desenvolvidos anualmente ou semestralmente, a partir dos Editais de Bolsa Ensino, podendo ser realizados de forma remunerada ou voluntária. Eles visam oferecer ao estudante a oportunidade de realizar, sob orientação dos docentes, ações pedagógicas relacionadas às disciplinas dos cursos regulares e de apoio aos demais discentes do IFSP, geralmente na forma de monitorias ou grupos de estudo.

Como posso conhecer os projetos de ensino já realizados no IFSP-BRA?

Com o intuito de divulgar os projetos realizados à comunidade, a Coordenadoria de Apoio ao Ensino convida os docentes e monitores a participarem da Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão, que ocorre uma vez ao ano, sempre no segundo semestre. A mostra pode ocorrer de forma virtual ou presencial e tem como intuito apresentar de forma breve os trabalhos desenvolvidos e os principais resultados alcançados.

Como posso elaborar um projeto de ensino voluntário?

A elaboração dos projetos é feita pelos docentes. Para facilitar esse processo, elaboramos um Tutorial de Elaboração de Projetos de Ensino, que pode auxiliar os docentes com as etapas da criação dos projetos no SUAP. OBS: Projetos para bolsa de ensino remunerada deverão seguir os modelos específicos indicados em cada edital.

Como posso me candidatar a monitor(a)?

O(a) estudante que tiver interesse em ser monitor(a), deve procurar o(a) docente responsável pela disciplina para se informar sobre as condições necessárias e o processo de seleção.

Fui selecionado(a) para ser monitor(a) de uma disciplina. Como funciona o cadastro e envio dos documentos?

O cadastro dos monitores selecionados é feito pelo formulário online: http://bra.ifsp.edu.br/formulario-bolsa-ensino/

Mas atenção, na hora de efetuar o cadastro discente, alguns cuidados são necessários:

1. Para responder ao formulário, utilize um computador. Respostas enviadas de smartphones podem gerar um erro e o envio dos dados não será efetuado.

2. Antes de preencher, verifique se você já tem todos os documentos necessários em arquivo PDF:

• Para estudantes maiores de 18 anos, o formulário exigirá o envio do RG do(a) estudante e um comprovante de matrícula atualizado.
  • Para estudantes menores de 18 anos, o formulário exigirá o envio do RG do(a) estudante, do comprovante de matrícula atualizado, do RG do(a) responsável, bem como do Termo de Autorização do(a) Responsável preenchido e assinado. O Termo de Autorização pode ser retirado impresso na sala da Coordenadoria de Apoio ao Ensino.

3. Faça o preenchimento apenas quando tiver todos os documentos em arquivo.

4. Faça o envio do formulário uma única vez. Se você receber um email com o seu Termo de Compromisso, significa que o formulário foi enviado com sucesso.

5. Se houver alguma correção necessária, a Coordenadoria de Apoio ao Ensino entrará em contato com você pelo email institucional. Caso contrário, sua documentação está correta e será anexada ao processo do respectivo Projeto de Ensino.