Inscrições abertas para o Programa de Auxílio Permanência – PAP - 1º semestre letivo de 2025
Foi publicado o Edital nº 11/2025 - DRG/BRA/IFSP com as orientações para inscrição no Programa de Auxílio Permanência (PAP) referente ao primeiro semestre letivo de 2025. O prazo para inscrição e envio de documentos pelo SUAP é de 12 a 21 de março. Podem participar do processo seletivo regido por este edital os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação neste campus, observando-se os critérios do referido edital de inscrições no Programa Auxílio Permanência.
O PAP é destinado prioritariamente aos estudantes em vulnerabilidade social e que tenham cursado escola pública, com o objetivo de ampliar as condições de permanência, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, apoiar a formação acadêmica dos discentes na perspectiva de viabilizar a igualdade de oportunidades, e prevenir situações de retenção e evasão decorrentes de vulnerabilidade social.
Nesse edital, são ofertados auxílios financeiros de alimentação, transporte, moradia, creche (apoio aos estudantes pais e mães), material didático e saúde. O mesmo estudante pode solicitar mais de um auxílio, porém somente serão deferidos aqueles para os quais forem atendidos os critérios de concessão.
O primeiro passo para se inscrever no programa de auxílios PAP é ler com atenção o edital e acessar os tutoriais de como se inscrever e como enviar documentos, que estão disponíveis a seguir.
Feito isso, o estudante deve acessar a lista de documentos e os formulários a serem enviados.
Em seguida, separar os documentos, preencher os formulários e salvar em arquivos formato PDF (existem aplicativos gratuitos para celular que permitem escanear/digitalizar). Verificar se todos estão legíveis. Nos próximos passos você utilizará esses documentos salvos em PDF.
O próximo passo é acessar o SUAP e preencher os questionários “caracterização socioeconômica” e logo em seguida “inscrição socioeconômica”. Se for menor de idade, é importante contar com a ajuda dos pais ou responsáveis.
E finalmente anexar os documentos no SUAP: selecionar o nome da pessoa a qual se refere o documento e também selecionar o tipo de documento. Fique atento para anexar cada documento no devido lugar e não enviar o mesmo documento mais de uma vez.
Se tiver dúvidas sobre essa etapa ou quiser acompanhar se falta algum documento e completar ou corrigir a documentação já enviada acesse o tutorial "como enviar documentos corretamente" acima.
ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO SÓ ESTARÁ COMPLETA APÓS O ENVIO DOS DOCUMENTOS E O PREENCHIMENTO DOS QUESTIONÁRIOS NO SUAP.
Ainda tem dúvidas? Assista o vídeo que a Maria Clara, do Grêmio Estudantil, preparou para ajudar em https://youtu.be/UFnPz_-GHsQ.
(atualizado em 08/04/2025) Divulgada retificação ao edital do Programa de Auxílio Permanência (PAP) - período de ajustes
A Coordenadoria Sociopedagógica divulgou edital que altera o cronograma do EDITAL Nº 11/2025 - DRG/BRA/IFSP, modificando para 10 a 14 de abril de 2025 o período de ajustes nos documentos de inscrição.
(atualizado em 10/04/2025) Divulgada relação com a situação dos documentos de inscrição no PAP
A Coordenadoria Sociopedagógica informa que está disponível a lista com a situação dos documentos de inscrição no PAP. Os prontuários estão organizados em ordem crescente.
Ao localizar o seu prontuário, verifique a coluna ao lado para saber se sua documentação está completa ou se há pendências a serem regularizadas.
O período para ajustes na documentação será de 10 a 14 de abril. Os documentos devem ser anexados diretamente no SUAP, no mesmo local onde foi realizada a inscrição.
Caso tenha dificuldades para enviar pelo SUAP, os documentos podem ser encaminhados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto: "documentos faltantes auxílios PAP".
Todos os formulários exigidos estão disponíveis no arquivo "anexos editáveis" do edital PAP vigente.
Fique atento aos prazos e não deixe de regularizar sua inscrição.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenadoria Sociopedagógica, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A Coordenadoria Sociopedagógica divulgou o resultado preliminar das inscrições no Programa de Auxílio Permanência, regido pelo Edital nº 11/2025 - DRG/BRA/IFSP:
A lista com o resultado está organizada por ordem crescente de prontuário e apresenta as inscrições deferidas, ou seja, aquelas que atenderam a todos os critérios estabelecidos no Edital nº 11/2025 IFSP/BRA — e as indeferidas , que deixaram de atender algum dos critérios do edital, principalmente no que diz respeito à documentação exigida ou ao limite de renda per capita definido.
Importante: o deferimento da inscrição não garante o recebimento automático dos auxílios da Política de Assistência Estudantil. A concessão dos auxílios dependerá: a) do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), calculado a partir da análise socioeconômica e b) da disponibilidade orçamentária do campus, e será divulgada no resultado final, previsto para 28/04/2025.
Se a sua inscrição foi indeferida e você não concorda com o resultado preliminar, pode entrar com recurso até às 23h59 do dia 25/04/2025.
Mas fique atento a estas orientações importantes:
- O recurso deve ter os documentos que expliquem o motivo da sua discordância com o resultado.
- Esses documentos precisam ser enviados junto com o pedido de recurso, diretamente pelo SUAP.
- Não serão aceitos documentos que deveriam ter sido entregues no momento da inscrição. Ou seja, não é possível completar ou corrigir a documentação nesta fase.
- O recurso só será analisado se estiver completo e dentro das regras do edital.
Não será possível entrar com recurso após a divulgação do resultado final.
Redes Sociais