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Inscrições abertas para o Programa de Auxílio Permanência – PAP - 1º semestre letivo de 2025

Criado: Quarta, 12 de Março de 2025, 21h13

Foi publicado o Edital nº 11/2025 - DRG/BRA/IFSP com as orientações para inscrição no Programa de Auxílio Permanência (PAP) referente ao primeiro semestre letivo de 2025. O prazo para inscrição e envio de documentos pelo SUAP é de 12 a 21 de março. Podem participar do processo seletivo regido por este edital os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação neste campus, observando-se os critérios do referido edital de inscrições no Programa Auxílio Permanência.

O PAP é destinado prioritariamente aos estudantes em vulnerabilidade social e que tenham cursado escola pública, com o objetivo de ampliar as condições de permanência, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, apoiar a formação acadêmica dos discentes na perspectiva de viabilizar a igualdade de oportunidades, e prevenir situações de retenção e evasão decorrentes de vulnerabilidade social.

Nesse edital, são ofertados auxílios financeiros de alimentação, transporte, moradia, creche (apoio aos estudantes pais e mães), material didático e saúde. O mesmo estudante pode solicitar mais de um auxílio, porém somente serão deferidos aqueles para os quais forem atendidos os critérios de concessão.

O primeiro passo para se inscrever no programa de auxílios PAP é ler com atenção o edital e acessar os tutoriais de como se inscrever e como enviar documentos, que estão disponíveis a seguir.

 

Feito isso, o estudante deve acessar a lista de documentos e os formulários a serem enviados. 

 

Em seguida, separar os documentos, preencher os formulários e  salvar em arquivos formato PDF (existem aplicativos gratuitos para celular que permitem escanear/digitalizar). Verificar se todos estão legíveis. Nos próximos passos você utilizará esses documentos salvos em PDF.

O próximo passo é acessar o SUAP e preencher os questionários “caracterização socioeconômica” e logo em seguida “inscrição socioeconômica”. Se for menor de idade, é importante contar com a ajuda dos pais ou responsáveis. 

E finalmente anexar os documentos no SUAP: selecionar o nome da pessoa a qual se refere o documento e também selecionar o tipo de documento. Fique atento para anexar cada documento no devido lugar e não enviar o mesmo documento mais de uma vez. 

Se tiver dúvidas sobre essa etapa ou quiser acompanhar se falta algum documento e  completar ou corrigir a documentação já enviada acesse o tutorial "como enviar documentos corretamente" acima.

ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO SÓ ESTARÁ COMPLETA APÓS O ENVIO DOS DOCUMENTOS E O PREENCHIMENTO DOS QUESTIONÁRIOS NO SUAP.

 

Ainda tem dúvidas? Assista o vídeo que a Maria Clara, do Grêmio Estudantil, preparou para ajudar em https://youtu.be/UFnPz_-GHsQ.

 

 

(atualizado em 08/04/2025) Divulgada retificação ao edital do Programa de Auxílio Permanência (PAP) - período de ajustes

A Coordenadoria Sociopedagógica divulgou edital que altera o cronograma do EDITAL Nº 11/2025 - DRG/BRA/IFSP,  modificando para 10 a 14 de abril de 2025 o período de ajustes nos documentos de inscrição.

 

 

(atualizado em 10/04/2025) Divulgada relação com a situação dos documentos de inscrição no PAP

A Coordenadoria Sociopedagógica informa que está disponível a lista com a situação dos documentos de inscrição no PAP. Os prontuários estão organizados em ordem crescente.

Ao localizar o seu prontuário, verifique a coluna ao lado para saber se sua documentação está completa ou se há pendências a serem regularizadas.

O período para ajustes na documentação será de 10 a 14 de abril. Os documentos devem ser anexados diretamente no SUAP, no mesmo local onde foi realizada a inscrição.

Caso tenha dificuldades para enviar pelo SUAP, os documentos podem ser encaminhados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto: "documentos faltantes auxílios PAP".

Todos os formulários exigidos estão disponíveis no arquivo "anexos editáveis" do edital PAP vigente.

Fique atento aos prazos e não deixe de regularizar sua inscrição.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenadoria Sociopedagógica, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 
 
 
 

A Coordenadoria Sociopedagógica divulgou o resultado preliminar das inscrições no Programa de Auxílio Permanência, regido pelo Edital nº 11/2025 - DRG/BRA/IFSP:

A lista com o resultado está organizada por ordem crescente de prontuário e apresenta as inscrições deferidas, ou seja, aquelas que atenderam a todos os critérios estabelecidos no Edital nº 11/2025 IFSP/BRA — e as indeferidas , que deixaram de atender algum dos critérios do edital, principalmente no que diz respeito à documentação exigida ou ao limite de renda per capita definido.

Importante: o deferimento da inscrição não garante o recebimento automático dos auxílios da Política de Assistência Estudantil. A concessão dos auxílios dependerá: a) do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), calculado a partir da análise socioeconômica e b) da disponibilidade orçamentária do campus, e será divulgada no resultado final, previsto para 28/04/2025.

Se a sua inscrição foi indeferida e você não concorda com o resultado preliminar, pode entrar com recurso  até às 23h59 do dia 25/04/2025.

Mas fique atento a estas orientações importantes:

  • O recurso deve ter os documentos que expliquem o motivo da sua discordância com o resultado.
  • Esses documentos precisam ser enviados junto com o pedido de recurso, diretamente pelo SUAP.
  • Não serão aceitos documentos que deveriam ter sido entregues no momento da inscrição. Ou seja, não é possível completar ou corrigir a documentação nesta fase.
  • O recurso só será analisado se estiver completo e dentro das regras do edital.

Não será possível entrar com recurso após a divulgação do resultado final.

 

 

(atualizado em 29/04/2025) Divulgado o resultado final das inscrições no Programa de Auxílio Permanência

A Coordenadoria Sociopedagógica divulgou o resultado final das inscrições no Programa de Auxílios PAP, referente ao Edital nº 11/2025  - DRG/BRA/IFSP:

Os pagamentos dos auxílios estão previstos para iniciar no começo de maio. 

Atenção: os estudantes beneficiados devem manter a frequência regular nas aulas. O excesso de faltas — acima de 25%, sem devida justificativa — poderá acarretar:

  • Suspensão dos pagamentos do auxílio;
  • Impedimento para renovação do auxílio no próximo semestre.

Reforça-se que a frequência é um dos critérios essenciais para a permanência no Programa de Auxílios PAP, além de ser fundamental para o bom aproveitamento dos estudos.

Para os(as) estudantes que ainda não participam do Programa de Auxílios PAP, informamos que um novo período de inscrições deverá ser aberto na primeira quinzena de agosto, visando o segundo semestre letivo. A publicação de novos editais está prevista para o início de cada semestre, sempre condicionada à disponibilidade orçamentária da Assistência Estudantil do Campus Bragança Paulista.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenadoria Sociopedagógica, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Acompanhe todas as informações sobre o Programa de Auxílio Permanência em https://bra.ifsp.edu.br/auxilios-pap

 

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