Inscrições para o Programa de Auxílio Permanência – PAP para o 2º semestre letivo de 2025, até 15/08
Foi publicado o Edital nº 37/2025 - DRG/BRA/IFSP com as orientações para inscrição no Programa de Auxílio Permanência (PAP) referente ao segundo semestre letivo de 2025. O prazo para inscrição e envio de documentos pelo SUAP é de 09 a 15 de agosto de 2025.
O PAP é destinado prioritariamente aos estudantes em situação de vulnerabilidade social e que tenham cursado escola pública, com o objetivo de ampliar as condições de permanência, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, apoiar a formação acadêmica dos discentes na perspectiva de viabilizar a igualdade de oportunidades e prevenir situações de retenção e evasão.
Quem pode participar
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados nos seguintes cursos do campus Bragança Paulista:
- Técnicos;
- Graduação;
- Pós-graduação.
Tipos de auxílio oferecidos
O edital prevê auxílios financeiros nas seguintes modalidades:
- Alimentação;
- Transporte;
- Moradia;
- Creche (apoio a estudantes pais e mães);
- Material didático;
- Saúde.
O mesmo estudante pode solicitar mais de um auxílio, porém somente serão deferidos aqueles para os quais forem atendidos os critérios de concessão.
Passo a passo para se inscrever
1. Leia o edital e acesse o tutorial
Tutorial – Como se inscrever e enviar documentos
2. Confira documentos e formulários
3. Organize a documentação
- Preencha os formulários.
- Digitalize ou escaneie todos os documentos (existem aplicativos gratuitos para celular).
- Salve em PDF e verifique se estão legíveis.
Tipos de documentos e onde anexar no SUAP | |
Categoria no SUAP | O que deve conter |
Documento de Identificação | RG, CPF ou Certidão de Nascimento |
Comprovante de Endereço do estudante | Conta de água, luz, telefone, internet, etc. |
Comprovante de Renda | Holerite, Carteira de Trabalho, Declaração de Desemprego ou outros comprovantes de renda |
Comprovante de Dados Bancários | Print do aplicativo do banco onde apareçam nome do estudante, agência e número da conta (não enviar foto do cartão) |
Documentos Complementares | Formulário dos auxílios solicitados e Anexo III – Termo de responsabilidade |
4. Preencha os questionários no SUAP
Acesse o SUAP e complete:
- Caracterização socioeconômica
- Inscrição socioeconômica
Se for menor de idade, peça ajuda aos pais ou responsáveis.
5. Anexe os documentos no SUAP (seguindo a tabela acima)
- Selecione o tipo de documento correto e o nome da pessoa a quem o documento se refere.
- Confira se todos foram anexados no local correto.
- Não envie o mesmo documento mais de uma vez.
ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO SÓ ESTARÁ COMPLETA APÓS O ENVIO DOS DOCUMENTOS E O PREENCHIMENTO DOS QUESTIONÁRIOS NO SUAP.
Ainda com dúvidas? Entre em contato pelo email da CSP: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e assista ao vídeo preparado pela Maria Clara, do Grêmio Estudantil: https://youtu.be/UFnPz_-GHsQ
Redes Sociais