Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Extensão > CEX-Artigos > Estágio do curso Licenciatura em Matemática
Início do conteúdo da página

Estágio do curso Licenciatura em Matemática

Criado: Quinta, 01 de Setembro de 2016, 22h21 | Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 08h46

Onde deve ser feito o estágio e quantas horas devem ser cumpridas?

O estágio é obrigatório?

A partir de quando o estágio pode ser realizado? 

A carga horária do estágio deve ser cumprida de uma só vez?

Como é feito o acompanhamento de cada etapa do estágio?

Quais atividades o(a) estudante deve realizar na escola?

O estágio deve ser feito em apenas uma escola?

Como devo proceder para começar o estágio?

Qual a validade do termo de compromisso?

Quem deve assinar os documentos acima e em que ordem eles devem ser assinados?

Existe prazo para o preenchimento e assinatura dos documentos acima?

Como faço para renovar o termo de compromisso?

Mesmo que o termo de compromisso (ou o termo aditivo) ainda esteja em vigência é preciso apresentá-lo ao professor orientador no início do semestre?

É preciso fazer seguro contra acidentes pessoais?

É preciso apresentar relatório em cada etapa do estágio?

É preciso apresentar relatório após cumprir as quatro etapas do estágio?

Como o professor supervisor e o professor orientador avaliam o desempenho do(a) estudante estagiário(a) em cada etapa?

As avaliações do estágio e da prática de ensino são as mesmas?

Os relatórios de estágio e de prática de ensino de estágio são o mesmo documento?

A quem devo entregar o relatório de estágio?

Documentos relacionados

 

 

Onde deve ser feito o estágio e quantas horas devem ser cumpridas?

O estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus IFSP-BRA, de caráter individual, deve ser realizado em escolas de educação básica, perfazendo um total de 400 horas.

 

O estágio é obrigatório?

Sim. De acordo com a Resolução CNE/CP nº 2/2002 e Resolução CNE/CP nº 2/2015, (esta resolução revoga a anterior a partir do novo PPC) que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, o estágio supervisionado de 400 horas é componente curricular obrigatório, sendo uma das condições para o aluno estar apto a colar grau e ter direito ao diploma.

 

A partir de quando o estágio pode ser realizado?

Conforme Projeto Pedagógico do Curso (2016) e o Projeto Pedagógico do Curso (2017) o estágio começa a ser realizado no quarto semestre.

 

A carga horária do estágio deve ser cumprida de uma só vez?

Projeto Pedagógico do Curso (2016)

            Não, pois o estágio está dividido em quatro etapas sequenciais:

  • Primeira etapa: observação e caracterização de atividades administrativo-pedagógicas na escola (50 horas) e participação em projetos de interesse social que atinjam estudantes da educação básica (50 horas).
  • Segunda etapa: observação e participação no ensino fundamental (100 horas).
  • Terceira etapa: observação, participação e regência no ensino fundamental (50 horas) e observação e participação no ensino médio (50 horas).
  • Quarta etapa: observação, participação e regência no ensino médio (100 horas).

            Conforme o capítulo I do regulamento de estágio do curso de Licenciatura em Matemática, cada etapa do estágio, a partir da segunda, só pode ser iniciada pelo(a) estudante quando este(a) tiver integralizado a etapa anterior.

 

Projeto Pedagógico do Curso (2017)

            Não, pois o estágio está dividido em cinco etapas sequenciais:

  • Primeira etapa: organização do trabalho pedagógico e gestão escolar no ensino fundamental ou médio (80 horas)
  • Segunda etapa: produção de materiais didático-pedagógicos no ensino fundamental ou médio (80 horas).
  • Terceira etapa: organização do trabalho pedagógico da escola e ensino-aprendizagem de matemática nos ciclos iniciais do ensino fundamental (80 horas).
  • Quarta etapa: ensino-aprendizagem de matemática nos ciclos finais do ensino fundamental (80 horas).
  • Quinta etapa: ensino-aprendizagem de matemática no ensino médio (80 horas)

            Conforme o capítulo 11, seção 1, do Projeto Pedagógico do Curso (2017), cada etapa do estágio, a partir da segunda, só pode ser iniciada pelo(a) estudante quando este(a) tiver integralizado a etapa anterior.

 

Como é feito o acompanhamento de cada etapa do estágio?

O estágio é orientado em parte por um professor supervisor na escola em parte por um professor orientador do curso de Licenciatura em Matemática. O acompanhamento de cada etapa do estágio é feito por professor da prática de ensino vinculada à etapa de estágio correspondente, que será o orientador de estágio do estudante, conforme estabelecido a seguir:

Projeto Pedagógico do Curso (2016)

  • Primeira etapa: Prática de Ensino, vivência no ambiente escolar (PE4M4)
  • Segunda etapa: Prática de Ensino, formação do profissional (PE5M5)
  • Terceira etapa: Prática de Ensino, reflexão da prática no ensino (PE6M6)
  • Quarta etapa: Prática de Ensino, trajetória da práxis (PE7M8)

 

Projeto Pedagógico do Curso (2017)

  • Primeira etapa: Organização do Trabalho Pedagógico, Avaliação e Gestão Escolar (OTPL4)
  • Segunda etapa: Laboratório de Ensino de Matemática (LEML5)
  • Terceira etapa: Ensino de Matemática nos Anos Iniciais (EM1L6)
  • Quarta etapa: Ensino de Matemática nos Anos Finais (EM2L7)
  • Quinta etapa: Ensino de Matemática no Ensino Médio (EM3L8)

 

O acompanhamento ocorrerá coletivamente durante as aulas de prática de ensino de estágio e individualmente em horários estabelecidos pelo professor orientador no início do semestre letivo.

Mais informações sobre a orientação do estágio podem ser encontradas no capítulo II do regulamento de estágio do curso de Licenciatura em Matemática em relação ao Projeto Pedagógico do Curso (2016) ou no capítulo 11 do Projeto Pedagógico do Curso (2017) para os estágios pertencentes a este.

 

Quais atividades o(a) estudante deve realizar na escola?

As atividades e objetivos de cada etapa do estágio são estabelecidos pelo professor orientador em plano de atividades de estágio no início do semestre letivo, em conformidade com oo Projeto Pedagógico do Curso.

 

O estágio deve ser feito em apenas uma escola?

Cada etapa do estágio, exceto a terceira etapa e os casos de aproveitamento profissional, deve ser realizada integralmente em uma só escola. Etapas diferentes podem ser feitas em escolas diferentes.

 

Como devo proceder para começar o estágio?

O(a) estudante não poderá começar as atividades de qualquer etapa do estágio sem antes haver celebrado junto à escola e ao IFSP, em três vias, o credenciamento e o termo de compromisso de estágio. Além desses dois documentos, o(a) estudante deverá apresentar à unidade concedente uma carta de apresentação assinada pelo Coordenador de curso e ao professor orientador o horários das atividades de estágio, no formulário de acompanhamento de estágio (horários e turmas).

  

Qual a validade do termo de compromisso?

Em conformidade com o regulamento de estágio do IFSP, a validade do termo de compromisso será de, no máximo, 12 (doze) meses a partir da data de sua assinatura, podendo ser renovado por igual período, até o limite de 24 (vinte e quatro) meses, exceto nos casos de estudante com necessidades especiais. Recomenda-se que o(a) estudante faça o termo de compromisso por um período de 12 meses a contar da data de sua assinatura.

 

Quem deve assinar os documentos acima e em que ordem eles devem ser assinados?

Primeiro o(a) estudante preenche os três documentos, obtém a assinatura do professor orientador no credenciamento e a assinatura do Coordenador de curso na carta de apresentação, e assina o termo de compromisso. Em seguida, o(a) estudante se dirige à escola em que pretende realizar o estágio a fim de coletar as assinaturas da Direção nas três vias do credenciamento e do termo de compromisso. A primeira via do credenciamento, juntamente com a carta de apresentação, permanece na escola, a segunda via fica com o(a) estudante e a terceira via, juntamente com as três vias do termo de compromisso, é trazida à Coordenadoria de Extensão do câmpus. Após a assinatura do termo de compromisso pela Direção Geral do câmpus, o(a) estudante leva à escola uma das vias e permanece com outra via.

 

Existe prazo para o preenchimento e assinatura dos documentos acima?

Existe um prazo, estabelecido pelo curso em cada semestre no calendário de estágio, para apresentação do credenciamento, do termo de compromisso e do formulário de acompanhamento de estágio, devidamente preenchidos e assinados, ao professor orientador. Sem essa apresentação, no prazo definido pelo curso, o(a) estudante não poderá realizar o estágio.

 

Como faço para renovar o termo de compromisso?

Basta celebrar, em três vias, termo aditivo com a escola e o IFSP. Os procedimentos são os mesmos que os informados acima para a assinatura do termo de compromisso. A vigência do termo aditivo pode ser de até 12 meses, contados da data término estabelecida no termo de compromisso.

 

Mesmo que o termo de compromisso (ou o termo aditivo) ainda esteja em vigência é preciso apresentá-lo ao professor orientador no início do semestre?

Sim. O(a) estudante guarda consigo uma via do termo de compromisso (termo aditivo) e do credenciamento, por isso deverá apresentá-los ao professor orientador sempre que for iniciar ou continuar qualquer etapa do estágio, no começo do semestre.

 

É preciso fazer seguro contra acidentes pessoais?

Sim. A contratação em favor do estagiário de seguro contra acidentes é feita pelo IFSP anualmente.

 

É preciso apresentar relatório em cada etapa do estágio?

Sim, em cada etapa do estágio, o(a) estudante deverá elaborar ao longo e apresentar ao final do semestre um relatório analítico individual que conterá reflexões que indiquem a articulação dos conhecimentos e vivências ao longo dessa etapa do estágio com os referenciais teóricos discutidos na disciplina de prática de ensino de estágio correspondente. As orientações sobre a elaboração do relatório são dadas pelo professor orientador ao longo do semestre e o prazo para a sua entrega é fixado semestralmente pelo curso no calendário de estágio. Além do relatório, o(a) estudante deverá preencher regularmente a síntese das atividades desenvolvidas na unidade de estágio, documento que deverá ser assinado a cada dia de atividades na escola pelo professor supervisor. A síntese devidamente assinada pela escola é entregue junto com o relatório de estágio, no final do semestre, ao professor orientador.

 

É preciso apresentar relatório após cumprir as quatro etapas do estágio?

Projeto Pedagógico do Curso (2016)

            Segundo o Projeto Pedagógico e o regulamento de estágio do curso de Licenciatura em Matemática, após integralizar as 400 horas de estágio curricular, o(a) estudante deverá apresentar, no semestre seguinte ao da integralização e dentro de prazo estabelecido no calendário de estágio, um relatório final (modelo e roteiro disponíveis) que sintetize o seu amadurecimento ao longo das quatro etapas do estágio (conforme orientações disponíveis neste site).

 

Projeto Pedagógico do Curso (2017)

            Não existe relatório final

 

Como o professor supervisor e o professor orientador avaliam o desempenho do(a) estudante estagiário(a) em cada etapa?

A avaliação é feita ao longo do semestre por meio da verificação do cumprimento das horas previstas e das atividades previstas no plano de atividades de estágio. Tanto o professor supervisor como o orientador faz a avaliação das atividades ao final do relatório de estágio. O professor orientador também emite um parecer quando da entrega do relatório de estágio pelo(a) estudante.

 

As avaliações do estágio e da prática de ensino são as mesmas?

Não, pois o estágio e a prática de ensino são componentes curriculares independentes. A disciplina de prática de ensino de estágio deverá prever pelo menos dois instrumentos de avaliação, sendo um desses instrumentos o relatório de prática de ensino de estágio. O prazo de entrega deste relatório será fixado pelo professor orientador na disciplina de prática de ensino no início do semestre.

 

Os relatórios de estágio e de prática de ensino de estágio são o mesmo documento?

Se o professor orientador de estágio julgar pertinente, o conteúdo do relatório de estágio poderá coincidir com o do relatório de prática de ensino de estágio, que deve ser apresentado antes do primeiro. Para mais informações sobre este tópico, recomendamos a consulta ao capítulo IV do regulamento de estágio do curso de Licenciatura em Matemática.

 

A quem devo entregar o relatório de estágio?

O relatório de estágio, devidamente assinado e contendo parecer do professor supervisor, deve ser entregue ao professor orientador dentro do prazo estabelecido semestralmente no calendário de estágio. O professor orientador, após emitir seu parecer, repassará o relatório e os demais documentos ao Coordenador de estágio do curso de Licenciatura em Matemática, que será responsável pelo seu encaminhamento à Coordenação de Extensão do câmpus. Documentos apresentados fora do prazo não serão aceitos.

 

Documentos relacionados

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página