Página inicial > Projetos de Iniciação Científica > O emprego de redes sensoras na construção de uma arquitetura para cidades inteligentes

Criado: Domingo, 30 de Julho de 2017, 14h59

Nome do Orientador: André Marcelo Panhan

Nome do Aluno: Fábio Masao Ishizu

Resumo: A revolução digital, que vem ocorrendo nas últimas duas décadas, impulsionada pelo avanço das tecnologias de informação e comunicação, vem mudando nossa forma de comunicar, trabalhar, viver e a maneira como utilizamos os espaços públicos. Nossas cidades se tornaram ecossistemas inteligentes conhecidos como cidades inteligentes 1. As Cidades Inteligentes possuem a capacidade de interagir com a sociedade, provendo aos cidadãos a oferta de serviços digitais públicos e privados que o auxiliem em seu dia a dia, proporcionando uma melhor qualidade de vida 2. Neste cenário é fundamental um plano estratégico para escolhas de tecnologias, investimentos e uma definição de um modelo de cidade inteligente que atenda um número mínimo de requisitos, tais como: aquisição de informações distribuídas, gestão integrada, interoperabilidade, escalabilidade e flexibilidade 3. Desta forma, propomos estudar o emprego das Redes Sensoras como um dos elementos que constituirão a arquitetura das Cidades Inteligentes. As aplicações de redes sensoras em cenários metropolitanos são enormes, trazendo inúmeros benefícios tanto para a população como para a administração pública municipal. A adoção de redes sensoras possibilita que as cidades adquiram um comportamento ativo, permitindo a tomada de decisão através do monitoramento dos cidadãos, ruas, avenidas, parques, rios, temperatura, etc.

Modalidade: PIBIFSP

Vigência: 01/03 a 30/11 de 2017