Página inicial > Projetos de Iniciação Científica > UML blindfolded - Plataforma de auxílio educacional ao cego no gerenciamento de diagramas UML

Criado: Domingo, 30 de Julho de 2017, 15h09

Nome do Orientador: Ana Paula Muller Giancoli

Nome do Aluno: Guilherme Olier Prado

Resumo: Dentro do contexto acadêmico e na vida profissional nas áreas correlatas a tecnologia de informação, a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de um software de qualidade. A UML é um conjunto de notações gráficas utilizada para modelar sistemas sendo considerada parte central das atividades envolvidas na construção, documentação e implementação de softwares, por meio de especificação, visualização, modificação, construção e documentação de artefatos de projetos de software orientados a objetos. É composta por treze diagramas subdivididos em estruturais, implementação, comportamentais e interação. O presente projeto de pesquisa visa o desenvolvimento da plataforma UML blindfolded de auxílio educacional ao cego no gerenciamento de diagramas UML e do primeiro módulo de aplicação de criação de diagrama de caso de uso. UML blindfolded possibilitará ao estudante cego gerenciar e manipular seus diagramas no ambiente web por meio de tecnologias online, assistivas, acessíveis e de qualidade, além de hospedar os módulos de aplicações geradas para cada um dos diagramas da UML a serem desenvolvidos em outros projetos de pesquisas futuros, possibilitando a inclusão de pessoas portadoras dessa deficiência no curso superior nas áreas ligadas a Tecnologia da Informação.

Modalidade: PIVICT

Vigência: set/16 a ago/17