Página inicial > Projetos de Iniciação Científica > Estudo sobre a organização e disponibilização de dados biológicos de interesse público utilizando padrões da Web Semântica
Incio do contedo da pgina

Criado: Domingo, 30 de Julho de 2017, 15h11

Nome do Orientador: Luciano Bernardes de Paula

Nome do Aluno: Ícaro Prado Fernandes

Resumo: Atualmente vários órgãos disponibilizam dados biológicos de interesse público. Exemplos de dados desse tipo são: dados epidemiológicos (morbidade e mortalidade por doenças classificadas pelo CID - Classificação Internacional de Doenças), dados estimados e reais sobre poluentes atmosféricos, variáveis meteorológicas (temperatura e umidade relativa do ar) entre outros. Esses dados são de grande importância devido ao fato de poderem indicar possíveis estratégias de gestão pública. Atualmente os mesmos são disponibilizados por órgãos públicos tais como SUS (Sistema Único de Saúde), SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), CPTEC-INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Por meio desses dados, os gestores públicos municipais, estaduais e nacionais podem organizar estratégias para lidar com problemas que possam atingir a saúde e o bem-estar da população. Um dos problemas encontrados é a falta de padronização desses dados e a dificuldade em correlacioná-los, devido ao fato de não existir uma plataforma unificada de publicação que facilite essas ações. Este projeto tem como intuito explorar opções de modelagem e compartilhamento desses dados, utilizando padrões da Web Semântica, o que facilitaria a análise de forma correlacionada dos mesmos.

Modalidade: PIVICT

Vigência: ago/2016 a nov/2017