Governança Digital: Investigação em Prefeituras das Capitais dos Estados Brasileiros Â
Orientador: LetÃcia Souza Netto Brandi
Aluno: Nayara Marinho Watakukii
Resumo: A Governança Digital é compreendida pela utilização de tecnologias da informação e comunicação no setor público, com o objetivo de melhorar a informação e a prestação de serviços, incentivando a participação dos cidadãos no processo de tomada de decisão e tornando o governo mais responsável, transparente e eficaz. A governança de tecnologia da informação consiste no estabelecimento de uma série de práticas com o objetivo de garantir que o uso da TI agregue valor ao negócio, com riscos e custos admissÃveis. Desse modo, a adesão das práticas de governança de TI na Administração Pública Municipal pode garantir a correta aplicação de recursos públicos, a estimular a proteção de informações crÃticas e a cooperar para que as organizações públicas atinjam seus objetivos institucionais e sociais. Ainda assim importa verificar de que forma a organização de natureza pública gerencia os recursos de tecnologia da informação e comunicação visando contribuir com a evolução do governo digital. Este projeto propõe averiguar o planejamento e o uso da Tecnologia da Informação em Prefeituras das capitais dos Estados do Brasil. Os dados coletados no âmbito deste estudo têm o objetivo de conhecer o nÃvel de maturidade da governança de TI no poder executivo municipal com o propósito de aumentar a expectativa de entrega de valor dos serviços de TI nos ambientes estudados. Além disso, os dados coletados permitirão incrementar a base de dados existente de forma a propiciar estudos comparativos com as caracterÃsticas do uso e gestão da tecnologia da informação e comunicação dos municÃpios estudados.
Modalidade: PIVICT
Vigência: 03/2018 a 11/2018
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