Estojo de Frações e Uno de Frações como recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de frações na educação básica
Orientador: Iracema Hiroko Iramina Arashiro
Aluno: Daniela Camilo Fonseca
Resumo: As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de frações na escola básica são reconhecidas por estudiosos em educação matemática e por esse motivo esse é um assunto sempre pautado nas publicações dessa área. Essas dificuldades abrangem desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino superior e mesmo entre aqueles que sabem realizar as operações básicas há os que não compreendem muito bem porque o fazem daquela forma, ou seja, sabem resolver o algoritmo, mas não sabem justificar a operação realizada. Um recurso muito utilizado para o ensino de frações são os desenhos esquemáticos de retângulos e pizzas mas para muitos estudantes eles não são suficientes para a compreensão das operações envolvendo frações. Há estudos que mostram que o uso de material concreto pode favorecer esse processo de ensino e aprendizagem e há alguns materiais que podem promover essas melhorias. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar se o uso estojo de frações combinado com o jogo denominado uno de frações permite que os conceitos e operações de frações sejam apreendidos pelos estudantes dos anos finais do ensino fundamental através de atividades elaboradas envolvendo esses materiais.
Modalidade: PIBIFSP 2024
Vigência: 26/03/2024 a 30/11/2024
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