Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos de Iniciação Científica > A prática de programação de computadores articulada com os processos de ensinar e aprender em Matemática
Incio do contedo da pgina

A prática de programação de computadores articulada com os processos de ensinar e aprender em Matemática

Criado: Segunda, 11 de Novembro de 2024, 00h00

Orientador: Daniel Tebaldi Santos

Aluno: Daniel Maria de Aquino

 

Resumo: A investigação propõe um aprofundamento nos conhecimentos acerca da tendência de ensino: Tecnologias digitais como metodologia de ensino – aprendizagem em Matemática, com o objetivo de analisar aspectos da produção de conhecimento em Matemática mobilizados entre a articulação da prática de programação de computadores e do/a professor/a que ensina Matemática no Ensino Básico. A pesquisa vai se apoiar na concepção filosófica de tecnologia de Vieira Pinto compendiada na sua obra “O conceito de tecnologia” e na teoria histórico-cultural, principalmente na Teoria da Atividade. A abordagem metodológica da pesquisa tem como pressupostos o materialismo histórico e dialético (MHD), pois entende que esse trabalho está associado a um processo de transformação social condicionada por um processo histórico de dimensões lógica, ontológica e epistemológica da realidade objetiva. A pesquisa buscará investigações que associam a prática de programação de computadores com o ensino de Matemática para identificar as concepções de tecnologia abordadas e as situações de ensino e aprendizagens em Matemática configuradas a partir da prática de programação de computadores.  Espera-se que esta pesquisa identifique elementos que apontem aspectos da produção do conhecimento em Matemática pelo professor articuladas ao uso dessas tecnologias, de maneira que possam indicar possíveis articulação com a sua prática.

 

Modalidade: PIBIFSP 2024

Vigência: 01/04/2024 a 02/12/2024

Fim do contedo da pgina