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Estão abertas as inscrições para recomposição da Comissão de Sustentabilidade

Criado: Segunda, 18 de Março de 2024, 14h41

A Comissão de Sustentabilidade do Campus Bragança Paulista está com inscrições abertas para sua recomposição, com o objetivo de complementar sua formação até o fim do mandato atual, em agosto de 2024.

Os interessados em participar devem se manifestar até o dia 01 de abril, enviando mensagem com seu nome completo e prontuário ao e-mail ifspbra.sustentabilidade@ifsp.edu.br, com o assunto “Comissão de Sustentabilidade”. No caso de o número de candidatos ultrapassar o número de vagas, será feita uma reunião com os interessados para definição dos titulares e suplentes.

 

Conheça a Comissão de Sustentabilidade

A Comissão de Sustentabilidade tem o objetivo de embasar a comunidade interna do campus no estabelecimento de diretrizes e princípios relativos aos três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico e é composta por representantes de todos os segmentos, com a participação de dois servidores administrativos, dois docentes e dois alunos, além de, pelo menos, um servidor indicado pela direção do campus.

Informações sobre a Comissão de Sustentabilidade do campus estão disponíveis em: https://bra.ifsp.edu.br/sustentabilidade. As atribuições e responsabilidades também são descritas pela PRX a seguir:

  1. Assessorar a Direção Geral em assuntos relacionados à sustentabilidade, mediante identificação, abordagem e tratamento de assuntos que representem riscos ou possam ter impacto relevante nas atividades do campus, nos resultados de longo prazo, no relacionamento com as partes interessadas e na imagem da instituição no que diz respeito às atividades que envolvam a temática da sustentabilidade;
  2. Participar na construção de normas e procedimentos internos relacionados às questões de responsabilidade socioambiental, auxiliando a Direção Geral nas ações para sua divulgação;
  3. Avaliar e propor a adesão, após reflexão junto à Direção, permanência ou eventual desligamento a “Princípios”, “Protocolos”, “Acordos” e “Tratados”, nacionais ou internacionais, relacionados a questões de responsabilidade socioambiental;
  4. Apreciar, discutir e propor ações que promovam a sustentabilidade e estejam em consonância com o PDI do IFSP;
  5. Elaborar, implementar e monitorar o Plano de Gerenciamento dos Resíduos - PGR local baseado na RDC nº 222 de 28 de março de 2018; 
  6. Cumprir e assegurar, no âmbito da comunidade interna, a observância às melhores práticas, políticas, procedimentos, normas e legislações aplicáveis à sustentabilidade;
  7. Orientar e estabelecer competências para a adoção de providências necessárias à eliminação ou mitigação de riscos socioambientais, entendidos por desvios ou infrações aos direitos humanos e ao meio ambiente;
  8. Avaliar, discutir e propor projetos, ações e campanhas internas de conscientização relacionadas à temática da sustentabilidade;
  9. Apreciar, discutir e aprovar relatórios de práticas e ações de sustentabilidade, bem como as comunicações institucionais pertinentes ao assunto, orientando os encaminhamentos e providências que se fizerem necessários; 
  10. Registrar em ata as deliberações, orientações, designações e atribuições de responsabilidades ocorridas nas reuniões, de modo a garantir a efetividade e conformidade das decisões no âmbito da Comissão;
  11. Assegurar que a Direção Geral e os membros da comunidade interna do campus estejam cientes dos assuntos que permeiam a temática da sustentabilidade.
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