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Inscrições para o Programa de Auxílio Permanência – PAP referente ao primeiro semestre letivo de 2024

Foi publicado o edital 07/2024 com as orientações para inscrição no Programa de Auxílio Permanência (PAP) referente ao primeiro semestre letivo de 2024. O prazo para inscrição e envio de documentos pelo SUAP é de 19/02 a 08/03 PRORROGADO! 11/03. Podem participar do processo seletivo regido por este edital os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos, de graduação ou pós graduação neste campus, observando-se os critérios do referido edital de inscrições no Programa Auxílio Permanência.

O PAP é destinado prioritariamente aos estudantes em vulnerabilidade social e que tenham cursado escola pública, com o objetivo de ampliar as condições de permanência, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, apoiar a formação acadêmica dos discentes na perspectiva de viabilizar a igualdade de oportunidades, e prevenir situações de retenção e evasão decorrentes de vulnerabilidade social.

Nesse edital, são ofertados auxílios financeiros de alimentação, transporte, moradia, creche (apoio aos estudantes pais e mães), material didático e saúde. O mesmo estudante pode solicitar mais de um auxílio, porém somente serão deferidos aqueles para os quais forem atendidos os critérios de concessão.

O primeiro passo para se inscrever no programa de auxílios PAP é ler com atenção o edital e acessar os tutoriais de como se inscrever e como enviar documentos, que estão disponíveis a seguir.

Feito isso, o estudante deve acessar a lista de documentos e os formulários a serem enviados. 

Em seguida, separar os documentos, preencher os formulários e  salvar em arquivos formato PDF (existem aplicativos gratuitos para celular que permitem escanear/digitalizar). Verificar se todos estão legíveis. Nos próximos passos você utilizará esses documentos salvos em PDF.

O próximo passo é acessar o SUAP e preencher os questionários “caracterização socioeconômica” e logo em seguida “inscrição socioeconômica”. Se for menor de idade, é importante contar com a ajuda dos pais ou responsáveis. Se tiver dúvidas, acessar o tutorial "como se inscrever" acima.

E finalmente anexar os documentos no SUAP: selecionar o nome da pessoa a qual se refere o documento e também selecionar o tipo de documento. Fique atento para anexar cada documento no devido lugar e não enviar o mesmo documento mais de uma vez. 

Se tiver dúvidas sobre essa etapa ou quiser acompanhar se falta algum documento e  completar ou corrigir a documentação já enviada acesse o tutorial "como enviar documentos corretamente" acima.

ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO SÓ ESTARÁ COMPLETA APÓS O ENVIO DOS DOCUMENTOS E O PREENCHIMENTO DOS QUESTIONÁRIOS NO SUAP.

Se necessário você pode acessar as principais perguntas e respostas a seguir:

 

 

(atualizado em 08/03/2024) Divulgado edital que prorroga e altera datas do Programa de Auxílio Permanência – PAP 2024/1

A Coordenadoria Sociopedagógica divulgou o edital de retificação ao Edital nº 7/2024 - DRG/BRA/IFSP, que trata da Política de Assistência Estudantil - Programa de Auxílio Permanência no Campus Bragança Paulista.

 

Com esta retificação, o prazo inicial de inscrição e envio de documentos foi prorrogado até 11/03/2024, sendo algumas datas do cronograma também alteradas em função da prorrogação. 

Também foi estabelecido um segundo prazo de inscrições (até 08/04/2024), para aqueles que não conseguiram se inscrever anteriormente, bem como para que os estudantes com documentação incompleta até 11/3 tenham oportunidade de incluir documentos faltantes.

Este segundo prazo de inscrições tem outro cronograma estabelecido, possibilitando que aqueles com documentação completa, deferimento do(s) auxílio(s) solicitado(s) e pontuação de IVS alta ou média comecem a receber o valor do auxílio logo no mês subsequente à análise de sua inscrição e documentos, sem necessitar aguardar o prazo final da prorrogação das inscrições.

 

 

(atualizado em 22/03/2024) Divulgado o resultado preliminar do Programa de Auxílio Permanência – PAP 2024/1

A Coordenadoria Sociopedagógica informa o resultado preliminar do processo seletivo para inscrição no Programa de Auxílios PAP para o primeiro semestre de 2024:

O resultado "deferido" significa que o estudante vai receber auxílios PAP, pois a documentação do estudante estava completa em 11/03 e a pontuação de IVS (de acordo com as informações dos questionários e os documentos enviados) é igual ou maior que 75. o primeiro pagamento está previsto para começo de abril.

O resultado "aguardando o envio de documentos" significa que a documentação do estudante em 11/03 estava incompleta e ele pode enviar os documentos faltantes até 08/04, pelo SUAP, da mesma forma que enviou os documentos anteriores. Com a documentação completa é possível fazer a análise socioeconômica e ter o resultado da pontuação de IVS.

O resultado "aguardar em lista de espera" significa que por enquanto o estudante não vai receber auxílios PAP, pois apesar da documentação do estudante estar completa em 11/03, a pontuação de IVS (que varia principalmente em função da renda por pessoa do grupo familiar) está abaixo do limite que conseguimos atender atualmente com o orçamento disponível para a assistência estudantil do campus. Quanto mais baixa a renda, maior a pontuação do IVS e vice versa. Nos últimos 5 anos só temos conseguido atender estudantes com IVS alto e médio, ficando em lista de espera os com IVS baixo.

No SUAP, onde fez a inscrição para os auxílios PAP, o estudante consegue verificar sua própria pontuação de IVS.

No edital deste processo seletivo os participantes podem verificar a tabela com pontuação de IVS, como é feita a análise socioeconômica, quais são os valores de cada tipo de auxílio, etc

Caso não concorde com o resultado, o(a) estudante pode enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (colocar no assunto "recurso contra o resultado PAP") justificando seus motivos, no prazo de 21 a 23/03/2024.

O resultado final, após recurso, está previsto para 25/03/2024.

 

 

(atualizado em 27/03/2024)  Divulgado o resultado final da fase 1 do Programa de Auxílio Permanência – PAP 2024/1

A Coordenadoria Sociopedagógica informa o resultado final da fase 1 (estudantes com documentação completa até 11/03) do processo seletivo para inscrição no Programa de Auxílios PAP para o primeiro semestre de 2024.

 

 

(atualizado em 18/04/2024) Divulgado o resultado preliminar da fase 2 do Programa de Auxílio Permanência – PAP 2024/1

A Coordenadoria Sociopedagógica informa o resultado preliminar da fase 2 do processo seletivo para inscrição no Programa de Auxílios PAP para o primeiro semestre de 2024:

O resultado "deferido" significa que o estudante vai receber auxílios PAP, pois a documentação do estudante estava completa até 08/04 e a pontuação de IVS (de acordo com as informações dos questionários e os documentos enviados) é igual ou maior que 75. O primeiro pagamento está previsto para começo de maio.

O resultado "aguardando o envio de documentos" significa que a documentação do estudante em 08/04 estava incompleta e ele pode enviar os documentos faltantes até 19/04 - somente pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Com a documentação completa é possível fazer a análise socioeconômica e ter o resultado da pontuação de IVS. 

O resultado "aguardar em lista de espera" significa que por enquanto o estudante não vai receber auxílios PAP, pois apesar da documentação do estudante estar completa,  a pontuação de IVS (que varia principalmente em função da renda por pessoa do grupo familiar) está abaixo do limite que conseguimos atender atualmente com o orçamento disponível para a assistência estudantil do campus. Quanto mais baixa a renda, maior a pontuação do IVS e vice versa. Nos últimos 5 anos só temos conseguido atender estudantes com IVS alto e médio, ficando em lista de espera os com IVS baixo. 

No SUAP, onde fez a inscrição para os auxílios PAP, o estudante consegue verificar sua própria pontuação de IVS.

No edital deste processo seletivo os participantes podem verificar a tabela com pontuação de IVS, como é feita a análise socioeconômica, quais são os valores de cada tipo de auxílio, etc

Caso não concorde com o resultado, o(a) estudante pode enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (colocar no assunto "recurso contro o resultado PAP - fase 2") justificando seus motivos, no prazo de 17 a 19/04/2024.

O resultado final, após recurso, está previsto para 23/04/2024.

 

 

A Coordenadoria Sociopedagógica informa o resultado final (após recursos) da fase 2 (estudantes com documentação completa até 19/04) do processo seletivo para o Programa de Auxílios PAP - Edital nº 7/2024 - DRG/BRA/IFSP.

O primeiro pagamento para os selecionados nessa fase está previsto para a primeira semana de maio.

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