Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições no Programa de Auxílio Permanência (PAP2021)

Inscrições no Programa de Auxílio Permanência (PAP2021)

Criado: Sexta, 12 de Março de 2021, 19h56
imagem sem descrição.

Foi publicado o edital com as orientações para inscrição no Programa de Auxílio Permanência (PAP) referente ao primeiro semestre letivo de 2021.O prazo para inscrição e envio de documentos pelo SUAP é de 13 a 27/03/2021. Podem participar do processo seletivo regido por este edital os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos, de graduação ou pós graduação neste campus, observando-se ainda os critérios referendados no Programa Nacional de Assistência Estudantil.

O PAP é destinado prioritariamente aos estudantes em vulnerabilidade social e que tenham cursado escola pública, com o objetivo de ampliar as condições de permanência, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, apoiar a formação acadêmica dos discentes na perspectiva de viabilizar a igualdade de oportunidades, e prevenir situações de retenção e evasão decorrentes de vulnerabilidade social.

Nesse edital, são ofertados auxílios financeiros de alimentação, transporte, moradia, creche (apoio aos estudantes pais e mães), material didático e saúde. O mesmo estudante pode solicitar mais de um auxílio, porém somente serão deferidos aqueles para os quais forem atendidos os critérios de concessão.

Para inscrição no programa de auxílios, os estudantes deverão seguir as etapas, após ler o edital a seguir:

1. Verificar no anexo I deste edital quais são os documentos obrigatórios que você precisará enviar e separar esses documentos.

2. Digitalizar esses documentos e salvar em arquivos formato PDF (existem aplicativos gratuitos para celular que permitem escanear/digitalizar). Se não conseguir digitalizar, fotografe os documentos. Verifique se todos estão legíveis.

3. Acessar o SUAP e preencher os questionários “caracterização socioeconômica” e logo em seguida “inscrição socioeconômica” conforme tutorial disponível (em PDF e no passo a passo em vídeo)

4. A etapa final do formulário de inscrição é onde você enviará os documentos de identificação, de renda, comprovante de residência e de dados bancários nos espaços respectivos. Demais documentos como: termo de responsabilidade, anexos de solicitação de auxílios e outros, devem ser salvos juntos num único arquivo e enviados no espaço “documentos complementares”.

ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO SEM O ENVIO DE DOCUMENTOS OU COM DOCUMENTOS ILEGÍVEIS IMPOSSIBILITA A ANÁLISE, OCASIONANDO O INDEFERIMENTO DO PEDIDO.

Confira as orientações completas no edital.

(atualizado em 17/03/2021) Sociopedagógico divulga comunicado sobre a inscrição no Programa de Auxílios PAP2021

A Coordenaodria Sociopedagócica divulgou comunicado sobre a inscrição no Programa de Auxílios PAP2021:

(atualizado em 05/04/2021) PAP 2021: inclusão de documentos faltantes deve ser feita no Suap até 06/04

A Coordenadoria Sociopedagógica divulgou retificação ao Edital nº 10/2021, por meio do qual foi incluído o prazo para envio de documentos faltantes (até 06/04), no Suap.

Veja a alteração do cronograma:

Confira o comunicado da Coordenadoria Sociopedagógica, que explica como conferir a situação de sua solicitação e como proceder no caso de sua documentação estar incompleta:

No comunicado também constam orientações importantes sobre o envio de documentos faltantes, que destacamos aqui:

(atualizado em 08/04/2021) PAP 2021: Divulgado o resultado preliminar do processo seletivo de inscrição dos auxílios PAP2021 - Edital nº 10/2021

A Coordenadoria Sociopedagógica divulgou o resultado preliminar do Edital nº 10/2021:

DOS RESULTADOS

Os inscritos podem verificar detalhes do resultado individual, como  tipo de auxílio e valor das parcelas que irá receber, no SUAP, em: atividades estudantis - serviço social - programas - inscrições.

Todos os estudantes com documentação incompleta ou não entregue tiveram sua solicitação indeferida.

Os estudantes que ficaram em lista de espera são aqueles com documentação completa, mas Indice de Vulnerabilidade - IVS abaixo de 75. Caso haja orçamento suficiente nos próximos meses esses estudantes poderão ser atendidos. Mesmo os estudantes que já recebiam auxílio PAP no ano passado e renovaram para 2021, com IVS abaixo de 75, também estão em lista de espera.

Os estudantes contemplados são aqueles com documentação completa e IVS = ou maior que 75.

DOS RECURSOS

Caso não concorde com o resultado, o estudante terá 48 (quarenta e oito) horas, a partir da publicação do resultado, considerando somente os dias úteis, para questionar formalmente por meio de recurso.

Para isso, o estudante deverá acessar o SUAP – atividades estudantes – serviço social – inscrições – recurso contra o resultado preliminar, preencher os campos solicitados, adicionar: a) formulário de recurso (anexo XII do edital 10/2021), b) documentação que justifique os motivos do recurso e clicar em confirmar.

Na fase de recurso não serão recebidos documentos faltantes e nesses casos o recurso, caso seja protocolado, será indeferido.

Sobre o resultado final não caberá recurso.

(atualizado em 12/04/2021) Divulgado o resultado final do processo seletivo de inscrição dos auxílios PAP2021 - Edital nº 10/2021

A Coordenadoria Sociopedagógica divulga o resultado final da inscrição PAP 2021.

Sobre o pagamento:

As parcelas a serem pagas que constam no SUAP, para os estudantes contemplados, são referentes apenas ao primeiro semestre.

Em julho serão incluídas as parcelas referentes ao segundo semestre, conforme liberação do orçamento necessário ao campus.

Segundo o Edital nº 10/2021, o primeiro pagamento está previsto para ocorrer entre os dias 01 e 10/05/2021.

Quando o pagamento for realizado, serão divulgadas mais informações, especialmente para os estudantes que optaram por receber através de ordem bancária.