Página inicial > Últimas Notícias > Convite: reunião em 15/09, às 10h, sobre o reordenamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Criado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 10h04

Na próxima quarta-feira, dia 15 de setembro, às 10h, será realizada uma reunião geral do Câmpus Bragança Paulista sobre o reordenamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com a participação do reitor do Instituto Federal de São Paulo, professor Silmário Batista dos Santos. Toda a comunidade é convidada a participar da reunião, que será realizada no Teams por este link. A reunião também será transmitida pelo canal do youtube do câmpus, pelo link https://youtu.be/eglNBWXwKs4.

Link da reunião no Teams
Transmissão no youtube
Como acessar a reunião no Teams

A pauta será a proposta apresentada pelo MEC sobre a divisão de vários Institutos Federais (mais informações na nota da Reitoria, abaixo). Com um curto prazo para discutir a questão com a comunidade, a Reitoria convocara reuniões extraordinárias do Conselho Superior, em 08 de setembro, e do Colégio de Dirigentes, em 02 e 09 de setembro.

Entre as duas reuniões do Colégio de Dirigentes, para apresentar as primeiras impressões de nossa comunidade na segunda reunião, o assunto foi discutido no câmpus em reunião geral de servidores e em reunião extraordinária do Conselho de Câmpus. Levando em consideração que Bragança Paulista é um câmpus fronteiriço, ou seja, poderia integrar tanto o IFSP (como na proposta enviada pelo MEC) quanto o futuro IFCP - Centro Paulista, as discussões se deram em torno da manifestação de interesse (ou não) de alteração sobre o reordenamento proposto.

Na reunião do dia 15, o professor Silmário e o professor João Moro apresentarão as informações sobre o reordenamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e esclarecerão eventuais dúvidas.

Nota da Reitoria, de 1º de setembro de 2021

A reitoria do IFSP informou que o professor Silmário Batista dos Santos foi convocado pela Setec/MEC, juntamente com outros reitores da Rede Federal, para uma reunião no dia 30 de agosto, na qual foi apresentada a proposta do MEC de reordenamento de alguns institutos federais.

Tal informação foi passada no Colégio de Dirigentes realizado em 27 de agosto deste mês, não havendo mais detalhes.

A reunião no último dia 30 contou com 13 reitores dos IFs potencialmente envolvidos e com a presidenta do Conif, que assistiram à apresentação do Ministro da Educação e do Secretário da Setec/MEC.

O professor Silmário, juntamente com os demais reitores, solicitou um prazo para discutir a questão com a comunidade, o qual foi formalizado pela Setec/MEC, por meio do ofício-circular Nº 85/2021, definindo que “a Instituição deverá proceder com a análise da proposta e devolver manifestação, até 20 de setembro de 2021, impreterivelmente”.

O professor Silmário participou, ainda em Brasília, de reunião do Conif no dia 31 de agosto, na qual o conselho dos reitores discutiu o tema.

Como forma de compartilhar as informações com a comunidade do IFSP, o professor Silmário convocou uma reunião extraordinária do Colégio de Dirigentes, de modo a repassar a apresentação que recebeu para os diretores-gerais, para que estes informem a comunidade em cada câmpus.

Na sequência, também será realizada uma reunião do Conselho Superior, tendo a mesma pauta, para que toda a comunidade possa ter contato com a proposta do MEC e para os conselheiros fazerem suas considerações.

A reitoria do IFSP reitera que as informações recebidas sobre o tema, tanto do MEC, quanto do Conif, estão sendo compartilhadas, seguindo o permanente diálogo com a comunidade.

Ofício e proposta recebidos

Portaria MEC nº 713, de 8 de setembro de 2021

Foi publicada portaria do MEC que estabelece diretrizes para a organização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Colégio Pedro II, define parâmetros e normas para a sua expansão e dispõe sobre a criação e implementação do modelo de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas e comissionadas, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II.

Disponível neste link

(atualizado em 15/09/2021) Participe: enquete sobre o posicionamento do Câmpus Bragança Paulista no reordeamento do IFSP