Página inicial > Últimas Notícias > Participe da enquete sobre o posicionamento do Câmpus Bragança Paulista no reordenamento do IFSP

Criado: Quarta, 15 de Setembro de 2021, 12h45

Nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, foi realizada uma reunião geral do Câmpus Bragança Paulista sobre o reordenamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com a participação do reitor do Instituto Federal de São Paulo, professor Silmário Batista dos Santos. Toda a comunidade foi convidada a participar da reunião, que foi também transmitida pelo canal do youtube do câmpus, e está disponível no link https://youtu.be/eglNBWXwKs4.

Transmissão no youtube

O professor Silmário e o professor João Moro apresentaram informações da proposta apresentada pelo MEC sobre a divisão de vários Institutos Federais (mais informações na nota da Reitoria, abaixo) e esclareceram as dúvidas levantadas.

Além dessa reunião,  na semana passada o assunto foi discutido no câmpus, em reunião geral de servidores e em reunião extraordinária do Conselho de Câmpus, para que pudessem ser apresentadas as primeiras impressões de nossa comunidade na reunião extraordinária do Colégio de Dirigentes, em 09 de setembro.

Levando em consideração que Bragança Paulista é um câmpus fronteiriço, ou seja, poderia integrar tanto o IFSP (como na proposta enviada pelo MEC) quanto o futuro IFIP - Interior Paulista, as discussões se dão em torno da manifestação de interesse (ou não) de alteração sobre o reordenamento proposto e, para coletar o posicionamento da comunidade, construímos as enquetes a seguir, que estarão coletando respostas até o meio-dia da sexta-feira (17/09):

Formulário para comunidade interna do câmpus Bragança Paulista (login com o e-mail @ifsp.edu.br ou @aluno.ifsp.edu.br)

Formulário para comunidade externa

saiba mais em https://bra.ifsp.edu.br/ultimas-noticias/2913-convite-reuniao-em-15-09-as-10h-sobre-o-reordenamento-da-rede-federal-de-educacao-profissional-cientifica-e-tecnologica

(atualizado em 20/09/2021) Cumprindo o prazo indicado pelo OFÍCIO N.º 179/2021 - GAB-RET/RET/IFSP, no qual a Reitoria solicitou um relatório de cada câmpus, apontando os principais pontos e sugestões destacados na discussão junto à comunidade, o Câmpus Bragança Paulista encaminhou ofício com o relatório dos dados coletados no câmpus, que apresentamos a seguir.

A exemplo de outras eleições realizadas no IFSP, para cálculo do percentual votado em cada segmento foi considerada a razão entre a votação obtida no segmento e o quantitativo total de eleitores do segmento aptos a votar. O percentual de votação final indicado foi obtido pelo somatório da média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, conforme fórmula a seguir:

TVO = [(1/3 x (VDo/NDo)) + (1/3 x (VTa/NTa)) + (1/3 x (VDi/NDi))] x 100

NDi

• TVO = Taxa percentual do total de votos das opções
  • VDo = Número de votos recebidos pela opção no segmento de docentes;
  • VTa = Número de votos recebidos pela opção no segmento de técnicos administrativos em Educação;
  • VDi = Número de votos recebidos pela opção no segmento de discentes;
  • NDo = Número de eleitores aptos a votar no segmento de docentes;
    * considerados os Efetivos (incluindo os afastados) e Substitutos
  • NTa = Número de eleitores aptos a votar no segmento de técnicos administrativos em educação;
  • NDi = Número de eleitores aptos a votar no segmento de discentes.

Nesta enquete também foram coletados posicionamentos da comunidade externa (egressos, responsáveis por estudantes e comunidade em geral). Tendo recebido 13 respostas deste público, sendo 70% destes favoráveis à permanência no IFSP e 30% favoráveis ao IFCP. Além disso, 3 se manifestaram a favor da divisão, 7 contra a divisão e 3 não sabem ou preferem não opinar.

Confira também a Nota da Reitoria do IFSP sobre proposta do MEC de reordenamento da Rede Federal,   publicada no dia 19/09/2021.