Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para o Programa de Auxílio Permanência – PAP para o 2º semestre letivo de 2025, até 15/08
Incio do contedo da pgina

Inscrições para o Programa de Auxílio Permanência – PAP para o 2º semestre letivo de 2025, até 15/08

Criado: Sexta, 08 de Agosto de 2025, 17h59 | Última atualização em Segunda, 11 de Agosto de 2025, 09h35

Foi publicado o Edital nº 37/2025 - DRG/BRA/IFSP com as orientações para inscrição no Programa de Auxílio Permanência (PAP) referente ao segundo semestre letivo de 2025. O prazo para inscrição e envio de documentos pelo SUAP é de 09 a 15 de agosto de 2025

O PAP é destinado prioritariamente aos estudantes em situação de vulnerabilidade social e que tenham cursado escola pública, com o objetivo de ampliar as condições de permanência, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, apoiar a formação acadêmica dos discentes na perspectiva de viabilizar a igualdade de oportunidades e prevenir situações de retenção e evasão.


Quem pode participar

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados nos seguintes cursos do campus Bragança Paulista:

  • Técnicos;
  • Graduação;
  • Pós-graduação.

Tipos de auxílio oferecidos

O edital prevê auxílios financeiros nas seguintes modalidades:

  • Alimentação;
  • Transporte;
  • Moradia;
  • Creche (apoio a estudantes pais e mães);
  • Material didático;
  • Saúde.

O mesmo estudante pode solicitar mais de um auxílio, porém somente serão deferidos aqueles para os quais forem atendidos os critérios de concessão.


  Passo a passo para se inscrever  

1. Leia o edital e acesse o tutorial


Tutorial – Como se inscrever e enviar documentos

 

2. Confira documentos e formulários

 

3. Organize a documentação

  • Preencha os formulários.
  • Digitalize ou escaneie todos os documentos (existem aplicativos gratuitos para celular).
  • Salve em PDF e verifique se estão legíveis.
Tipos de documentos e onde anexar no SUAP
Categoria no SUAP O que deve conter
Documento de Identificação RG, CPF ou Certidão de Nascimento
Comprovante de Endereço do estudante Conta de água, luz, telefone, internet, etc.
Comprovante de Renda Holerite, Carteira de Trabalho, Declaração de Desemprego ou outros comprovantes de renda
Comprovante de Dados Bancários Print do aplicativo do banco onde apareçam nome do estudante, agência e número da conta (não enviar foto do cartão)
Documentos Complementares Formulário dos auxílios solicitados e Anexo III – Termo de responsabilidade

 

4. Preencha os questionários no SUAP

Acesse o SUAP e complete:

  • Caracterização socioeconômica
  • Inscrição socioeconômica

Se for menor de idade, peça ajuda aos pais ou responsáveis.

 

5. Anexe os documentos no SUAP (seguindo a tabela acima)

  • Selecione o tipo de documento correto e o nome da pessoa a quem o documento se refere.
  • Confira se todos foram anexados no local correto.
  • Não envie o mesmo documento mais de uma vez.

ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO SÓ ESTARÁ COMPLETA APÓS O ENVIO DOS DOCUMENTOS E O PREENCHIMENTO DOS QUESTIONÁRIOS NO SUAP.


Ainda com dúvidas? Entre em contato pelo email da CSP: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e assista ao vídeo preparado pela Maria Clara, do Grêmio Estudantil: https://youtu.be/UFnPz_-GHsQ

registrado em:
Fim do contedo da pgina