Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > DAE-Artigos > Conheça a estrutura física e administrativa do IFSP-BRA
Início do conteúdo da página

Conheça a estrutura física e administrativa do IFSP-BRA

Criado: Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 17h24 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 18h49

Parabéns e bem-vindo ao Instituto Federal de São Paulo – Campus Bragança Paulista!

Esperamos que no IFSP-BRA você encontre um ambiente rico para sua formação pessoal, profissional, social, cultural e política. Que aqui comecem novas carreiras, ideias e projetos, além de muitas amizades duradouras!

Saiba mais

- Guia do ingressante: primeiros passos no IFSP-BRA

Conheça o IFSP e o IFSP-BRA

- Conheça alguns programas e serviços

Ao chegar no IFSP, há muitas informações novas, inclusive sobre a vida acadêmica e a própria Instituição. Neste e nos outros guias para o ingressante (primeiros passos, o IFSP e o IFSP-BRA, programas e serviços) compilamos algumas informações que podem ajudá-lo a conhecer um pouco da estrutura e dos programas oferecidos no IFSP.

 

Como é o campus do IFSP-BRA?

O prédio do IFSP-BRA no bairro São Miguel, onde se concentram as aulas dos cursos, está dividido em dois blocos (bloco A, com 3 andares, e bloco B, com 5 andares), totalizando mais de 7.500 m² de área construída, em um terreno de mais 22 mil m², doado pela Prefeitura Municipal. Conta com laboratórios do eixo tecnológico Controle e Processos Industriais e do eixo Informática e Comunicação, Laboratório de Ensino de Matemática, laboratório multidisciplinar, salas de aula, biblioteca, quadra, sala de eventos, sala de pesquisa, cantina e copa com geladeira e micro-ondas para os estudantes.

O prédio todo acessível e, para se localizar, basta prestar atenção no número da sala que procura. A letra se refere ao bloco e o primeiro algarismo ao andar onde a sala está localizada. Daí, pelos dois últimos algarismos, você consegue encontrar o espaço exato (estão em ordem crescente, pelo corredor). Por exemplo, se você foi direcionado à sala A501, agora já sabe que ela fica no bloco A, no 5º andar, e deve ser a primeira em uma das pontas do corredor. Mas caso você tenha alguma dúvida sobre as salas, está procurando um professor ou precisa de ajuda, é só procurar um dos assistentes de alunos, que estão sempre prontos para ajudar. 

 

Quem faz o quê no IFSP?

Lembra que o IFSP é constituído por muitos campus? Então, há toda uma estrutura administrativa que tem por finalidade possibilitar os meios e as condições necessárias para que os diferentes campus do IFSP possam executar suas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão. Aos poucos, você vai se familiarizar com a Reitoria, Pró-Reitorias (Administrativa, Desenvolvimento Institucional, Ensino, Extensão, Pesquisa e  Inovação Tecnológica), Conselho Superior etc. Para saber mais, você pode acessar www.ifsp.edu.br

No Campus Bragança Paulista, atualmente quadro de servidores é composto por 72 professores e 43 técnico-administrativos, alocados em diferentes setores para definir e executar localmente estas ações.

Na direção do campus, além do Diretor-Geral, também atuam o Diretor Adjunto Educacional e a Diretora Adjunta de Administração. Além destes há o Conselho de Campus, que é um órgão colegiado no qual participam representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica (ou seja, estudantes e servidores têm participação ativa nas decisões do campus) Como os setores e coordenações se organizam pode ser verificado na estrutura organizacional.

Vamos destacar alguns aqui pontos (em especial vamos falar mais dos setores educacionais) mas toda a estrutura do IFSP-BRA está à disposição para te atender. Para conhecer as formas de contato com cada setor, consulte https://bra.ifsp.edu.br/contato.

 

Coordenação do curso

Um ponto de referência em sua vida acadêmica é a coordenação do seu curso, responsável por diversas etapas relacionadas à vida acadêmica do curso (como supervisão de processos, atividades, atualização e manutenção do projeto pedagógico, do acervo bibliográfico e espaços acadêmicos adequados ao curso etc.), além de atuar junto à Coordenadoria Sociopedagógica no acompanhamento e orientação da vida acadêmica do estudante. 

Além do coordenador do curso em si, cada curso técnico também conta com uma Comissão para Elaboração e Implementação de Projeto Pedagógico de Curso Técnico (CEIC). No caso dos cursos de graduação há o Colegiado de Curso e Núcleo Docente Estruturante.

Conheça os atuais coordenadores de curso e saiba como entrar em contato (quando não os encontrar nas salas de coordenadores):

  • Técnico Integrado em Eletroeletrônica – prof. Vitor Garcia - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Técnico Integrado em Informática – prof. Rubens Pantano Filho - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Técnico Integrado em Mecânica – profa. Iara Leme Russo Cury - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Técnico Concomitante ou Subsequente em Mecatrônica – profa. Cintia Macedo de Lima - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Engenharia de Controle e Automação – prof. Jefferson de Souza Pinto - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Licenciatura em Matemática – prof. José Erick Souza Lima  - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – prof. Flávio Amate - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Tecnologia em Mecatrônica Industrial - prof. Wagner Ideali - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Especialização em Gestão Estratégica de Tecnologia da Infomação – profa. Cristina Corrêa de Oliveira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Especialização em Ensino da Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Rodrigo Rafael Gomes - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Registros Acadêmicos – CRA

Na Coordenadoria de Registros Acadêmicos, que fica logo na entrada do campus (ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com o balcão de atendimento voltado para o pátio, você vai poder realizar grande parte dos procedimentos acadêmicos: emissão de documentos, matrícula e rematrícula, encaminhamento de solicitações discentes etc. Lá também são arquivados todos os registros acadêmicos do corpo discente. Lembre-se de manter sempre atualizados seus dados cadastrais!

Muitos (mas não todos!) dos serviços são realizados online, diretamente por meio do sistema Suap, mas alguns devem ser solicitados à CRA por requerimentos e têm datas específicas ou prazos para emissão de documentos.

A CRA também realiza os atendimentos sobre a certificação do Ensino Médio pelo Encceja.

Para que você comece a se familiarizar com os procedimentos acadêmicos, em relação aos quais você tem direitos e deveres, indicamos conhecer a Organização Didática dos cursos ofertados pelo IFSP (disponíveis em https://bra.ifsp.edu.br/organizacao-didatica).

 

Sociopedagógico – CSP

A Coordenadoria Sociopedagógica é uma equipe multiprofissional, articulada e de ação interdisciplinar, que desenvolve ações para acolher e integrar os estudantes; acompanhar o processo de ensino e aprendizagem; colaborar com o desenvolvimento acadêmico; atender, orientar, encaminhar e acompanhar estudantes e familiares nas questões sociais, psicológicas e educacionais; desenvolver, implantar e acompanhar programas e ações educativas de apoio aos estudantes.

Procure a CSP, na sala B315, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou, no whatsapp 11 4034-7805, sempre que necessitar de orientação quanto aos estudos, às relações interpessoais, à metodologia, à carreira profissional, ao desenvolvimento de habilidades, às dificuldades de aprendizagem e a outras questões do processo educativo.

Conheça também:

  • Política de Assistência Estudantil - criada para proporcionar condições aos estudantes do IFSP para que permaneçam estudando e concluam seus cursos. A Assistência Estudantil é composta pelo Programa de Auxílio Permanência (vamos falar mais em Programas de bolsas) e pelo Programa de Ações Universais.
  • NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - a proposta do NAPNE é implementar as ações inclusivas nos campus.
 
Biblioteca (CBI) e Apoio ao Ensino (CAE)

biblioteca do campus fica no 3º andar do bloco B (e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., whatsapp 11 4034-7806), e é um bom lugar para estudar e fazer suas pesquisas e trabalhos. Você pode fazer consulta ao acervo bibliográfico, e também usar as mesas, sala de estudos e computadores (estes, com o mesmo login e senha cadastrados para uso do wi-fi do campus).

Além do acervo físico de livros, você também pode consultar as bibliotecas digitais. No passo a passo vamos explicar um pouco mais sobre o que você precisa para ter esses acessos, e na página da Biblioteca (https://bra.ifsp.edu.br/biblioteca) você também pode consultar o regulamento e ter mais algumas informações.

Na Coordenadoria de Apoio ao Ensino (que fica na sala B317, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., whatsapp 11 4034-7804), você pode obter informações sobre os professores, horários, salas de aula etc. Nos corredores e pátio do campus você pode contar com os assistentes de alunos, que estão sempre a postos para ajudar.

Dentre as diversas atividades, a CAE também zela pelo cumprimento das regras disciplinares. Então, fique ligado no Regulamento Disciplinar Discente, pra gente não se encontrar por lá!

 

Extensão (CEX) e Pesquisa (CPI)

A Coordenadoria de Extensão, que fica na sala B423, articula no campus as ações de Extensão: cursos de Extensão, eventos, estágios, visitas técnicas, acordos e convênios etc. Para conhecer e participar das ações, acompanhe as informações e oportunidades divulgadas em https://bra.ifsp.edu.br/extensao ou procure diretamente a CEX-BRA (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

A Coordenadoria de Pesquisa e Inovação, que fica na sala B422, é responsável por incentivar, gerenciar e acompanhar o desenvolvimento das atividades de pesquisa no campus. Estas atividades incluem os projetos de iniciação científica, os eventos científicos internos e externos e os convênios de cooperação, entre outras. Para conhecer e participar das ações, acompanhe as informações e oportunidades divulgadas em https://bra.ifsp.edu.br/pesquisa-inovacao-e-pos-graduacao ou procure diretamente a CPI-BRA (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Outros setores e comissões

Vamos destacar ainda a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), que fica na sala B118 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Se depois de ver os tutoriais e vídeos que indicamos para acesso aos sistemas, aulas e atividades online você ainda não estiver conseguindo, eles podem te ajudar. No começo do semestre serão montados alguns plantões, divulgados no site, justamente para esclarecer as dúvidas de acessos.

Além dos que já falamos, você vai encontrar no IFSP-BRA muitos setores e comissões especialmente instituídas. Não conseguimos detalhar todos aqui, mas no portal do campus (https://bra.ifsp.edu.br) você encontra tudo sobre estes. Todos estão trabalhando por sua educação e estão sempre prontos para te atender. Veja como em https://bra.ifsp.edu.br/contato.

Fim do conteúdo da página