Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Servidores > Notícias > Prata da Casa: docentes do IFSP-BRA publicam artigo na Revista de Ensino de Engenharia sobre aplicação de PBL
Incio do contedo da pgina

Prata da Casa: docentes do IFSP-BRA publicam artigo na Revista de Ensino de Engenharia sobre aplicação de PBL

Os docentes Adilson de Souza Candido, Edilson Rosa Barbosa de Jesus, Enzo Gaudino Mendes, Marcos Alexandre Fernandes e  Ana Cristina Gobbo César publicaram o artigo “Aprendizagem baseada em problemas: relato da aplicação entre alunos ingressantes de engenharia durante o ensino remoto com a participação do setor produtivo”, na Revista de Ensino de Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), destinada à divulgação de trabalhos abordando aspectos didático-pedagógicos, científicos, tecnológicos, profissionais, políticos e administrativos concernentes à educação em engenharia.

No artigo foram descritas as ações envolvendo a metodologia de aprendizagem baseada em problemas (do inglês Problem Based Learning – PBL), realizadas no ano de 2021, no componente curricular de Projetos de Controle e Automação do 1º semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação, articulado em parceria com a empresa Macnica DHW de Florianópolis/SC.

Desde a implantação do curso no Câmpus Bragança Paulista há a adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com as demandas do mundo do trabalho. Adicionalmente, desde o ano de 2019, a aplicação desta estratégia ativa de ensino se faz presente com o envolvimento direto de empresas correlatas ao curso, por meio do Programa de Extensão Conexão Indústria, que tem como objetivo promover uma maior aproximação entre o Instituto Federal de São Paulo e o setor produtivo, com vistas ao atendimento das crescentes demandas pelo aprimoramento da formação profissional, difusão de conhecimento científico e suporte aos arranjos produtivos locais.

 

Para saber mais, acesse outros artigos já publicados sobre o tema:

registrado em:
Fim do contedo da pgina